Palestrantes > Prof. Dr. Alexandre Ventura
Alexandre Ventura ex-inspector sênior das escolas particulares de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, e Professor no Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro, Portugal. Doutorado em Ciências da Educação pela Universidade de Aveiro e pela Universidade de Brasília, desenvolveu atividade profissional em educação desde 1986 na qualidade de docente dos ensinos fundamental, médio e vocacional, gestor escolar e inspetor. Tem realizado pesquisas nos domínios da avaliação institucional, avaliação de desempenho profissional, liderança, formação de professores, assessoria, gestão, ensino diferenciado, inspeção da educação, cursinhos, indisciplina e bullying.
Foi Visiting International Scholar do Educational Testing Service, Princeton, EUA, e Professor Visitante da École Supérieure de l’Éducation Nationale para a formação de inspetores de educação, Poitiers, França. Proferiu palestras em 20 países. Exerceu os seguintes cargos públicos, em Portugal: Subinspetor-Geral da Educação, Presidente do Conselho Cientifico para a Avaliação de Professores e Vice-Ministro da Educação.
É consultor de organizações educacionais, formador de professores e gestores escolares e conferencista internacional em Educação.
Acesse o currículo completo em: http://lattes.cnpq.br/6935142593607903.
Como podem os diretores de escola e demais líderes acadêmicos potenciar a sua ação para tornar as suas organizações mais efetivas e assim impactarem melhorias nas aprendizagens dos alunos.
Estratégias de prevenção e combate ao bullying em meio escolar e virtual, protegendo e empoderando os envolvidos com benefício para todos.
Como diferenciar o ensino em sala de aula para adequar tanto quanto possível a ação do professor com o perfil, interesses e motivações de seus alunos.
Como criar e desenvolver um sistema interno de observação de aulas numa organização educacional para aperfeiçoar o ensino em função de um desenvolvimento profissional dos professores.
Como criar e manter um sistema de supervisão dos profissionais e avaliação organizacional para melhorar o desempenho de todos.
Contributos para tornar o currículo como o principal elemento estruturante e transformador da ação da escola e dos seus professores.
Como pode e deve a coordenação pedagógica das escolas ser transformada no principal elemento tático da ação pedagógica para melhorar as aprendizagens dos alunos.
Como verdadeiramente usar o projeto político pedagógico para orientar toda a ação da escola e dos seus profissionais com uma estratégia inteligente, coerente e transformadora.
Como criar e sustentar avaliação organizacional ao serviço da melhoria das aprendizagens dos alunos através do desenvolvimento profissional dos professores.
Como podem os professores ser envolvidos na qualidade de parceiros em processos de avaliação de seu desempenho profissional para melhoria das aprendizagens dos alunos.
Como pode o professor lidar de maneira efetiva e transformadora com a diversidade que cada vez mais impera na sala de aula, usando-a como catalisadora da socialização e da aprendizagem.
Como pode a escola ser o principal sistema de desenvolvimento sustentado de hábitos de leitura e de espírito crítico nos seus alunos e na comunidade educacional.
Como podem os professores gerir adequadamente o comportamento dos seus alunos na sala de aula para desenvolver seu espírito de cidadania e melhorar suas aprendizagens.
Como desenvolver em sala de aula o espírito crítico dos alunos de forma a beneficiar as suas aprendizagens e a robustecer a sua capacidade de exercer a cidadania.