Palestrantes > Profª. Angela Biz Antunes
Doutora e mestra em Educação pela Faculdade de Educação da USP (FEUSP-2002 e 1997). Licenciada em Letras (1982), Pedagogia (1985). Participou como colaboradora dos livros “Paulo Freire: uma biobibliografia” (Cortez, 1996), “Educação de jovens e adultos: a experiência do MOVA-SP” (MEC/IPF, 1996) e “Autonomia da escola: princípios e propostas” (Cortez/IPF, 1997). É autora do livro “Aceita um conselho: como organizar os colegiados escolares” (Editora Cortez, 2002) e “Educação Cidadã, Educação Integral: fundamentos e práticas” (IPF, 2010), com Paulo Roberto Padilha.
Foi professora efetiva da rede estadual e municipal de ensino de São Paulo, bem como da rede privada por mais de dez anos. Pesquisadora e palestrante com ênfase na participação popular, educação para e pela cidadania, democracia participativa, gestão democrática na escola pública, exercícios de cidadania desde a infância e docência na perspectiva freiriana, entre outros. Atualmente, é diretora Pedagógica do Instituto Paulo Freire.
ANTUNES, Ângela. Aceita um conselho? como organizar os colegiados escolares. São Paulo: Cortez, 2002.
Este livro é resultado da reflexão sobre uma prática vivida no interior da escola e oferece às horas agitadas da escola e da sala de aula instrumentos concretos para a organização dos colegiados escolares e do fortalecimento da gestão democrática. Trata-se de uma contribuição original, didática e competente a todos aqueles e aqueles que lutam por uma educação pública com qualidade humana para todos. Este livro demonstra que, para o educador, não basta defender certos princípios ou idéias, o educador transformador precisa apontar caminhos, mostrar como se caminha, e fazer o caminho junto.
Padilha, Paulo Roberto & ANTUNES, Ângela Biz.
Educação Cidadã, Educação Integral.
Este livro nos convida a refletir sobre os fundamentos e práticas de uma Educação Integral, quando se busca trabalhar na perspectiva da Educação Cidadã. Os autores sugerem mudanças nas práticas educativas atuais e apresentam sugestões de como fazê-lo, o que inclui ações no âmbito das unidades educacionais e de outros espaços da comunidade que são potencialmente educativos. Em diálogo com o que de mais atual acontece na educação brasileira, os autores defendem o resgate do sentido do trabalho docente na era da informação e propõem que a escola se transforme em gestora social do conhecimento que se constrói na comunidade e no âmbito da municipalidade.São Paulo, Ed,L, 2010.
Orçamento Participativo Criança.
O livro aborda a experiência do Orçamento Participativo Criança que visou a criar condições de participação das crianças e adolescentes na definição de políticas públicas, elegendo prioridades para a educação e para a cidade de São Paulo no período de 2003 e 2004. O livro relata os objetivos, o público envolvido, as ações realizadas e os resultados alcançados. Antunes, Angela (org), São Paulo, Instituti Paulo Freire, 2004.
Objetivos – Discutir sobre o conceito de Conselhos de Escola, sua estrutura e funcionamento, atribuições dos(as) conselheiros(as) e como organizar os Conselhos de Escola para fortalecer a gestão democrática.
Principais abordagens:
A importância da participação nos Conselhos de escola
Principais atribuições do conselheiros e como organizar os conselhos
Como fortalecer a gestão democrática via Conselhos de escola
Objetivos – Refletir sobre como educar para formar cidadãos éticos, participativos e comprometidos com o bem comum, abordar a necessidade de se promover uma educação desde a infância reconhecendo a criança e o adolescente como sujeitos de direitos, e compreender a infância e adolescência como etapas importantes no processo de formação humana.
Principais abordagens:
Como formar cidadãos(ãs) éticos(as) e comprometidos com o bem comum
Apresentar experiências que reconhecem a criança e o adolescente como sujeitos de direitos
Análise prático-teóricas sobre o exercício da cidadania desde a infância
Objetivos – Analisar e refletir sobre o conceito de “Leitura do Mundo” como construção de conhecimento significativo à vida dos educandos.
Principais abordagens:
O conceito freiriano de “Leitura do Mundo”
Como realizar a “Leitura do Mundo na escola”
Impacto da Leitura do Mundo no currículo da escola
Objetivos – Estudar a relação escola-família-comunidade como gestão social do conhecimento que transforma realidades, relacionando a sua importância na construção do Projeto Eco-Político-Pedagógico da Escola.
Principais abordagens:
O que é educar com sentido e significado na vida do aluno e no projeto da escola
Leitura do Mundo e relação escola-família-comunidade como forma de gestão social do conhecimento: novos paradigmas da educação participativa
A práxis do Projeto Eco-Político-Pedagógico Dialógico e Participativo