(11 ) 9 4854-5594

lerpensareescrever@hotmail.com

Palestrantes > Profº. Drª. Carla Akotirene

PROFª. DRª. CARLA AKOTIRENE

É doutora em Estudos Feministas pela Universidade Federal da Bahia e consultora em políticas públicas. Autora dos livros “O que é interseccionalidade?”, pela Coleção Feminismos Plurais e coordenado por Djamila Ribeiro, “Ó Paí Prezada! Racismo e sexismo tomando bonde nas penitenciárias femininas de Salvador”, ambos publicados pela Editora Jandaíra, e o livro “É fragrante fojado dôtor vossa excelência” (Ed. Civilização Brasileira).

É também idealizadora da Opará Saberes, primeiro curso de extensão voltado à capacitacão de candidaturas negras ao mestrado e doutorado em universidades públicas.

Atualmente, Carla concentra estudos sobre feminismo negro, racismo estrutural e equidade de gênero e interseccionalidades.

OBRAS

Interseccionalidade

A intenção da coleção Feminismos Plurais é trazer para o grande público questões importantes referentes aos mais diversos feminismos de forma didática e acessível. Neste volume, a autora Carla Akotirene discute o conceito de interseccionalidade como forma de abarcar as interseções a que está submetida uma pessoa, em especial a mulher negra. O termo define um posicionamento do feminismo negro frente às opressões da nossa sociedade cisheteropatriarcal branca, desfazendo a ideia de um feminismo global e hegemônico como diretriz única para definir as pautas de luta e resistência. (edição revista em parceria com a Pólen Livros).

Ó pa í, prezada

Ó pa í, prezada: racismo e sexismo institucionais tomando bonde nas penitenciárias femininas é o segundo livro de Carla Akotirene. Nele, a autora se baseia numa metodologia afrocentrada para colher e analisar dados sobre a ausência de políticas públicas em gênero e raça para mulheres encarceradas em Salvador. Este estudo é um retrato fiel e necessário do panorama geral das penitenciárias brasileiras e traz luz a uma conjuntura à qual precisamos estar atentos, enquanto sociedade em que o encarceramento em massa, especialmente da população negra e pobre, é uma epidemia.

É fragrante fojado dôtor vossa excelência

É fragrante fojado doutor vossa excelência” concentra as principais críticas de Carla Akotirene aos aparelhos jurídicos brasileiros, aqui representados pela Vara de Audiência de Custódia do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia. As audiências de custódia são uma oportunidade de as pessoas presas em flagrante delito manifestarem os motivos da detenção e as condições de tratamento a que são submetidas pela forças policiais e judiciais.

PALESTRAS/OFICINAS

  • Racismo Estrutural;
  • Interseccionalidade;
  • Violência Policial;
  • Educação Antirracista;
  • Feminismo Negro;
  • Violência contra a Mulher;
  • Equidade Racial e de Gênero;
  • Empoderamento;
  • Políticas de Igualdade Racial;
  • Saúde da População Negra;
  • Encarceramento em Massa.

Redes Sociais

Contato

Jackson Nascimento

(11) 9 4854-5594 

lerpensareescrever@hotmail.com

©2025 – Gente Jovem Educacional. Todos os direitos reservados.