Palestrantes > Prof. Dr. Celso Vasconcellos
Prof. Celso dos Santos Vasconcellos, Doutor em Educação pela USP, Mestre em História e Filosofia da Educação pela PUC/SP, Pedagogo, Filósofo, pesquisador, escritor, conferencista, professor convidado de cursos de graduação e pós-graduação, responsável pelo Libertad – Centro de Pesquisa, Formação e Assessoria Pedagógica. Autor dos livros: Planejamento: Projeto de Ensino-Aprendizagem e Projeto Político-Pedagógico; Construção do Conhecimento em Sala de Aula; Avaliação:
(In)Disciplina: Construção da Disciplina Consciente e Interativa em Sala de Aula e na Escola; Para Onde Vai o Professor – resgate do professor como sujeito de transformação; Superação da Lógica Classificatória e Excludente da Avaliação: do “é proibido reprovar” ao é preciso garantir a aprendizagem; Avaliação da Aprendizagem: Práticas de Mudança – por uma práxis transformadora; Coordenação do Trabalho Pedagógico: do projeto político-pedagógico ao cotidiano da sala de aula; Indisciplina e Disciplina Escolar: fundamentos para o trabalho docente; Currículo: A Atividade Humana como Princípio Educativo.
Acesse o currículo completo em: http://lattes.cnpq.br/2712091995598667
Objetivos:
— Resgatar os Fundamentos Históricos, Antropológicos e Pedagógicos do Currículo
— BNCC: Avanços, Contradições e Perspectivas
— Sobre o Processo Participativo de Construção Curricular
Objetivos:
— O esgotamento do Paradigma Instrucionista de Ensino
— Fundamentos Epistemológicos do Processo de Ensino-Aprendizagem
— Novo x “Novidade”: os Modismos em Questão
— Implementando Inovações na Sala de Aula/Ambiente de Estudo e na Escola
GESTÃO DA SALA DE AULA
A Gestão da Sala de Aula envolve três grandes dimensões: o Relacionamento Interpessoal, a Organização da Coletividade de Sala de Aula e o Trabalho com o Conhecimento.
A Qualidade da Educação que desejamos é aquela que está comprometida com a função social da escola na perspectiva de garantir a cada um e a todos 1. a Aprendizagem Efetiva, 2. o Desenvolvimento Humano Pleno e 3. a Alegria Crítica (Docta Gaudium).
A Avaliação da Aprendizagem representa hoje, na prática concreta das instituições de ensino, um dos maiores desafios no sentido de superar seu histórico caráter classificatório e excludente, e vir a ser um instrumento capaz de apontar e trabalhar os aspectos positivos, negativos e potenciais da aprendizagem e do desenvolvimento humano dos educandos.
Objetivos:
— Refletir sobre as formas de organização dos saberes, recursos e pessoas, no espaço e no tempo, como elementos estruturantes da aprendizagem e do desenvolvimento humano.
— Resgatar alguns princípios orientadores para a prática pedagógica, superando o currículo disciplinar instrucionista, marcado pela passividade e/ou mecanicismo, em direção a um currículo que tem a atividade humana, tanto discente quanto docente, como princípio educativo.
Objetivos:
— Apontar a necessidade de superar equívocos na prática pedagógica em relação ao processo de conhecimento;
— Refletir sobre o núcleo do trabalho do professor, a questão do processo de aprendizagem, da construção do conhecimento por parte do aluno;
— Trabalhar alguns fundamentos epistemológicos e pedagógicos básicos da atividade docente.
Objetivos:
— Analisar o problema do interesse e da motivação, procurando compreender o que está acontecendo hoje em termos de sociedade, escola e sala de aula;;
— Refletir sobre o desafio da afetividade (desejo, interesse, motivação, mobilização) na complexa realidade escolar contemporânea;
— Trabalhar algumas perspectivas para a mobilização para a aprendizagem, no horizonte de uma nova relação em sala de aula e na escola, pautadas numa postura de humanização.
Objetivos:
— Analisar, numa perspectiva histórico-cultural, o que se passa em termos do macroprocesso social e suas repercussões para o cotidiano e a identidade do professor;
— Refletir sobre o papel do professor no contexto atual de complexidade e as respectivas demandas éticas e formativas;
— Apontar algumas perspectivas de ação, em especial no sentido do resgate do querer e do poder do professor.