(11 ) 9 4854-5594 

lerpensareescrever@hotmail.com

Palestrantes > Prof. Dr. Gabriel Perissé

PROF. DR. GABRIEL PERISSÉ

Possui bacharelado em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro(1985), mestrado em Literartura Brasileira pela Universidade de São Paulo(1989), mestrado em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul(2018), doutorado em Filosofia da Educação pela Universidade de São Paulo(2003), doutorado em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul(2024) e pós-doutorado em Filosofia e História da Educação pela Universidade estadual de Campinas(2011).
Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Filosofia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: leitura, linguagem, ética, estética, escrita criativa, didática, formação de professores, cultura religiosa e formação cristã.

VÍDEOS E PALESTRAS

FOTOS

TEMAS DE PALESTRAS / OFICINAS

Em Uma pedagogia do corpo, título de estreia da coleção, descobrimos que o corpo é uma pedagogia a ser lida, entendida e praticada. Ele não apenas fala, mas, sobretudo, nos ensina a ensinar. Analizando as diferentes dimensões do corpo ( a voz, a coluna, os pés, o cerebro, a audição, os gestos etc), podemos potencializar significativamente nossa capacidade de comunicação e nossa presença, desenvolvendo competências fundamentais para desempenhar melhor a tarefa docente.

Em Educação e espiritualidade, percebemos que a realidade visível e tangível não esgota nossa curiosidade e nosso desejo de aprender. Na própria linguagem cotidiana e nas inúmeras experiências religiosas das culturas conhecidas, notamos a presença instigante do mistério, do indecifrável, e também de tudo aquilo que dentro de nós se traduz em forma de inquietação existencial e de esperança no transcendente.
Há nos seres humanos uma busca incansável por respostas sobre nossa origem e nosso destino. Somos educáveis e perfectíveis. A espiritualidade, à luz dessa dupla afirmação, é um campo de descobertas transformadoras.

Em Penso, logo ensino, pressupõe-se que os alunos aprendem a pensar melhor quando estão em diálogo com professores reflexivos. Além do conteúdo curricular, eles ensinam a analisar fenômenos, elaborar hipóteses, desenvolver a capacidade de abstração, aprender conceitos, ampliar a consciência crítica, identificar contradições, buscar verdades centíficas. Nossa inteligência é tão complexa que ela mesma não consegue esgotar suas possibilidades. Esse paradoxo nos convida a pensar o próprio pensamento.

Em Leituras educadoras, a leitura frequente e variada é vista como exercício formativo fundamental para a vida docente. De fato, se não houver intimidade com a leitura, a ação dos professores se enfraquecerá e poderá perder boa parte de sua credibilidade, ja que suas recomendações soarão incoerentes. Conforme afirma o ditado, “ninguém da aquilo que não tem”; somente professores que gostam de ler conseguirão estimular os estudantes a verem nos livros um convite ao prazer das descobertas.

Em Falar bem e ensinar melhor, a linguagem verbal chama nossa atenção para o poder das palavras. Mais do que a soma de duas ações, ha entre o falar e o ensinar uma expectativa de avanço. Se é verdade que professores gostam de falar, nessa atividade revelamos, além daquilo que sabemos, sobretudo aquilo que somos e aquilo a que estamos chamados a ser. Aliás, dizem que Sócrates dirigia-se assim a cada aluno com quem iria dialogar: “Fale para que eu o veja”.

Em Professores pesquisadores, evidencia-se que a docência, destituida de pesquisa, tende a perder originalidade e eficácia. Professores que pesquisam, além de estarem atualizados sobre conteúdos que ensinam, descobrem novas formas de abordá-los.
A criatividade vem de uma busca pessoal constante e vibrante. Pesquisar significa fazer essa busca com objetivos definidos e real interesse, a fim de obter maior clareza de ideias, convicções firmes e capacidade para exercer melhor o papel na escola e na sala de aula.

IA como instrumento de inteligência docente.
Criatividade humana versus algoritimos: um paralelo essencial.
Empatia e conexão: o toque humano na aprendizagem.
O desenvolvimento integral do aluno.
O papel insubstituível do professor na formação do pensamento crítico.
Inovação pedagógica com a IA, sem perder a essência.

A mente viva, ativa e questionadora.
Como desenvolver pensamento crítico.
A curiosidade como característica fundamental da inteligência humana.
Os problemas de sempre e as soluções originais.
Inteligência emocional versus inteligência maquinal.
O aprendizado contínuo, profundo e de longo alcance.

Os professores como navegantes e guias no oceano digital.
A tecnologia do nosso tempo e as novas formas de ensinar e aprender.
Identidade digital do educador: presença e propósito.
Combate à desinformação: papel crucial dos professores.
Engajamento dos alunos na cultura digital com ética.
O analógico e o digital: integrando saberes e práticas.

Humor inteligente: ferramenta poderosa de aprendizado.
Rir para aprender: leveza sem perder o rigor.
A seriedade do ensinar com a alegria do aprender.
Quebrar a rotina com atividades lúdias e eficazes.
O riso como elemento conector entre alunos e professores.
Equilíbrio entre diversão, ética e profundidade do conheciemnto.

Didática inovadora: reinventando a arte de ensinar.
A criatividade do professor que inspira o aluno.
Ensinar é também descobrir novas formas de aprender.
Metodologias ativas: o aluno no centro da criação.
Experimentação e erro: aprendizados valiosos na prática.
Compartilhar saberes, multiplicar aprendizados continuos.

Empatia, sensibilidade e intuição.
Como manter viva a capacidade de se emocionar.
Uma pedagogia do encontro.
A busca do sentido para além da lógica maquínica.
A voz padronizada versus a voz humanizada.
Resistir a automatização do ser.

Leitura crítica e interpretação.
O desenvolvimento do vocabulário e pensamento complexo.
Estratégias eficazes para amar a leitura.
A importância da leitura em todas as áreas do saber.
Superando as barreiras do analfabetismo funcional.
Professores leitores formam estudantes leitores.

Redes Sociais

Contato

Jackson Nascimento

(11) 9 4854-5594 

lerpensareescrever@hotmail.com

©2025 – Gente Jovem Educacional. Todos os direitos reservados.