Palestrantes > Prof. Dr. Gabriel Perissé
Possui bacharelado em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1985), mestrado em Literatura Brasileira pela Universidade de São Paulo (1989), mestrado em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2018), doutorado em Filosofia da Educação pela Universidade de São Paulo (2003) e pós-doutorado em Filosofia e História da Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2011). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Filosofia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: leitura, linguagem, ética, estética, escrita criativa, didática, formação de professores, cultura religiosa e formação cristã.
OBJETIVO: É preciso repensar a educação familiar diante das novas configurações sociais e dos diferentes (e por vezes contraditórios) sistemas de valores que nos são apresentados.
TEMAS A SEREM ABORDADOS:
• Dúvidas e perplexidades dos pais nesta primeira década do século 21.
• A Teoria da Escolha e suas sugestões para uma educação orientadora.
• A liberdade: uma velha questão em novos contextos.
• A Idade Mídia dentro de casa.
• Os limites limitam, e os horizontes estão longe…
• A linguagem do poder cria limites. O poder da linguagem abre caminhos.
METODOLOGIA: A palestra é adequada às expectativas e à realidade do grupo receptor, com inserção de exemplos da vida cotidiana e das artes, em especial da literatura. Os argumentos conduzem a conclusões dialogadas e compartilhadas.
OBJETIVO: Apresentar conceitos humanizadores vinculados à filosofia personalista e ao pensamento contemporâneo, tendo em vista os atuais contextos sociais e profissionais.
TEMAS A SEREM ABORDADOS:
• O ser humano como ser da convivência.
• O ser humano como ser da convivência.
• As dificuldades e os valores da convivência.
• O cotidiano: tempo e espaço de criatividade.
• Ideias sobre a humanização do humano: um paradoxo realista.
• Como os conceitos humanizadores atuam na conduta.
• Convivência, inteligência e liberdade.
METODOLOGIA: A palestra é adequada às expectativas e à realidade do grupo receptor, com inserção de exemplos da vida cotidiana e das artes, em especial da literatura. Os argumentos conduzem a conclusões dialogadas e compartilhadas.
OBJETIVO: As 9 musas nos ensinam a transformar a existência numa obra de arte. Conhecê-las e compreendê-las é inspiração para viver e trabalhar melhor, dando atenção ao essencial.
TEMAS A SEREM ABORDADOS:
• Reaprender a falar, a ouvir e dialogar.
• O riso reflexivo diante da seriedade da vida.
• Como recuperar o senso da história e do sagrado nas tarefas cotidianas.
• A leitura do futuro, observando a realidade presente.
• Dançar conforme a música, ou inventar uma nova canção?
• A descoberta da 10ª musa.
METODOLOGIA: A palestra é adequada às expectativas e à realidade do grupo receptor, com inserção de exemplos da vida cotidiana e das artes, em especial da literatura. Os argumentos conduzem a conclusões dialogadas e compartilhadas.
OBJETIVO: O líder não nasce pronto e não pode contentar-se com as lições da “escola da vida”. A liderança é fruto de constante aprendizado pessoal e do exercício consciente de habilidades específicas.
TEMAS A SEREM ABORDADOS:
• Liderança se aprende: premissas e promessas.
• O líder como mestre da autoliderança.
• Habilidades decisivas: leitura reflexiva, pesquisa ampla e interpretação crítica.
• A arte de contar histórias como instrumento para gerar mudanças.
• Emoção e pensamento no exercício da liderança.
• Ser líder é ensinar os outros a serem líderes.
METODOLOGIA: A palestra é adequada às expectativas e à realidade do grupo receptor, com inserção de exemplos da vida cotidiana e das artes, em especial da literatura. Os argumentos conduzem a conclusões dialogadas e compartilhadas.
OBJETIVO: A didática pode fazer das aulas ocasião de clarividência e beleza, na medida em que os docentes desenvolvam a criatividade, a sensibilidade e outros talentos inspiradores.
TEMAS A SEREM ABORDADOS:
• Ensinar: criar situações de aprendizado.
• O prazer de aprender e ensinar.
• O transbordamento artístico no âmbito da educação.
• As virtudes estéticas do professor criativo.
• Ensinar a pesquisar, a refletir e decidir.
• O sentido da vida: tema transversal.
METODOLOGIA: A palestra é adequada às expectativas e à realidade do grupo receptor, com inserção de exemplos da vida cotidiana e das artes, em especial da literatura. Os argumentos conduzem a conclusões dialogadas e compartilhadas.
OBJETIVO: Propor reflexão aprofundada sobre a violência escolar em geral e o Bullying em particular, procurando formas de diagnosticar os problemas e superá-los com eficácia pedagógica.
TEMAS A SEREM ABORDADOS:
• As raízes e as desrazões da violência: o fenômeno Bullying.
• A violência dentro de cada um de nós como causa da violência escolar.
• A relação entre conflitos e violência.
• O medo “puxa o gatilho” — atitudes que pioram a situação.
• Atitudes que convidam ao exercício criativo da autoridade e da liberdade.
• Soluções na sala de aula e no ambiente institucional.
METODOLOGIA: A palestra é adequada às expectativas e à realidade do grupo receptor, com inserção de exemplos da vida cotidiana e das artes, em especial da literatura. Os argumentos conduzem a conclusões dialogadas e compartilhadas.
OBJETIVO: Pensar com os professores sobre sua prática docente para que, sem perder as conquistas do passado, mas apoiados em novos conceitos, desenvolvam formas criativas de aprender e ensinar.
TEMAS A SEREM ABORDADOS:
• O professor do passado e suas funções tradicionais.
• A escola como instituição conservadora e inovadora.
• O futuro do professor depende da visão que ele tem si mesmo.
• O que aprendi com meu Ipad: aventuras na Idade Mídia.
• Os alunos.com.br: alunos “plugados”.
• Conhecer é co-nascer: propostas renovadas para o ensino contemporâneo.
METODOLOGIA: A palestra é adequada às expectativas e à realidade do grupo receptor, com inserção de exemplos da vida cotidiana e das artes, em especial da literatura. Os argumentos conduzem a conclusões dialogadas e compartilhadas.
OBJETIVO: A partir de uma análise filosófica e artística sobre os chamados “sete pecados capitais”, enfatizar o poder transformador da Educação.
TEMAS A SEREM ABORDADOS:
• As diversas acepções de “pecado” no âmbito da Educação.
• A Gula e a boa alimentação cultural e a Avareza na avaliação.
• A Soberba versus a Humildade de deixar que o outro aprenda.
• A relação entre a Ira e a tristeza. A Indignação como virtude.
• A Luxúria destrutiva versus o Amor. As artimanhas da Preguiça.
• A Inveja, obstáculo para a relação pedagógica.
METODOLOGIA: A palestra é adequada às expectativas e à realidade do grupo receptor, com inserção de exemplos da vida cotidiana e das artes, em especial da literatura. Os argumentos conduzem a conclusões dialogadas e compartilhadas.
OBJETIVO: Analisar as palavras “quem”, “ensina”, “sempre”, “aprende”, descobrindo significados que valorizam o entusiasmo e o idealismo na tarefa docente.
TEMAS A SEREM ABORDADOS:
• A identidade e a personalidade do professor: o autoconhecimento.
• O aperfeiçoamento pessoal como tarefa cotidiana de quem ensina.
• O que ensinar e como ensinar? Pode-se ensinar tudo?
• O aprender como desejo inevitável e a maestria do aprender.
• Aprender é ler e interpretar. As disposições para aprender ao máximo.
• Como ensinar sempre? Como aprender sempre?
METODOLOGIA: A palestra é adequada às expectativas e à realidade do grupo receptor, com inserção de exemplos da vida cotidiana e das artes, em especial da literatura. Os argumentos conduzem a conclusões dialogadas e compartilhadas.
OBJETIVO: O riso reflexivo ajuda a ver o mundo em suas diferentes dimensões, seus contrastes e ambiguidades. O humor educa, ao libertar nossa inteligência das respostas prontas e insuficientes.
TEMAS A SEREM ABORDADOS:
• As características definidoras do humor.
• Ironia como instrumento de conhecimento e crítica.
• O riso em sua relação com a linguagem docente.
• Ri melhor quem ri… para pensar.
• Educar para o bom humor, evitando a zombaria e o sarcasmo.
• A alegria de ensinar deflagra a alegria de aprender.
METODOLOGIA: A palestra é adequada às expectativas e à realidade do grupo receptor, com inserção de exemplos da vida cotidiana e das artes, em especial da literatura. Os argumentos conduzem a conclusões dialogadas e compartilhadas.
OBJETIVO: A aula inesquecível decorre da qualidade educacional, a ser perseguida por professores, alunos, familiares, por toda a escola e, de modo abrangente, por toda a sociedade.
TEMAS A SEREM ABORDADOS:
• O que é qualidade? E o que é qualidade educacional?
• Como transformar a aula numa ocasião de descobertas e surpresas?
• Qual a qualidade necessária do relacionamento entre professores e alunos?
• Escola de qualidade — escolhas de qualidade.
• O papel dos familiares e do entorno social.
• Resgatar a curiosidade natural como estratégia determinante do plano de aula.
METODOLOGIA: A palestra é adequada às expectativas e à realidade do grupo receptor, com inserção de exemplos da vida cotidiana e das artes, em especial da literatura. Os argumentos conduzem a conclusões dialogadas e compartilhadas.