Palestrantes > Profª. Drª. Giscarla Dantas
É Doutora e Mestra em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano – Instituto de Psicologia – USP. Especialista em Metodologia do Ensino Superior e Novas Tecnologias e graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB. Em seus mais de 25 anos de prática no segmento educacional, atuou como Supervisora, Coordenadora Pedagógica Regional e Assessora Pedagógica em editoras distintas, tanto em livros didáticos quanto em sistemas de ensino. Possui experiência como Diretora Pedagógica, Coordenadora, Orientadora Educacional e Docente, em diversas instituições de ensino. Atualmente é autora de livros e materiais didáticos, formadora pedagógica, ministra cursos e formação continuada para educadores, gestores escolares e profissionais de áreas diversas.
É professora e mediadora no âmbito de Desenvolvimento Socioemocional, autora e mentora da Abordagem Transdisciplinar denominada “Laboratório de Liderança e Desenvolvimento Pessoal”, ministrando aulas-encontro para alunos da Educação Básica. Pesquisadora na área do Brincar, Cultura Lúdica e Espaços Urbanos, também atua como consultora educacional em redes públicas e particulares de ensino.
O brincar no desenvolvimento infantil
A Série Universitária foi desenvolvida pelo Senac São Paulo com o intuito de preparar profissionais para o mercado de trabalho. Os títulos abrangem diversas áreas, abordando desde conhecimentos teóricos e práticos adequados às exigências profissionais até a formação ética e sólida. Considerando a importância do brincar no âmbito do desenvolvimento infantil, o livro traça um panorama sobre a cultura lúdica e suas contribuições nos contextos históricos e socioculturais, destacando a importância dos jogos nos processos de desenvolvimento e aprendizagem do sujeito e o lúdico nas suas mais diversas representações.
Matrizes do Pensamento III
A psicologia cognitiva engloba um movimento bastante diversificado de agendas de pesquisa, o que implica que há diferentes modos de estabelecer uma compreensão clara sobre as perspectivas imbricadas nessa corrente de pensamento das ciências psicológicas. Considerando essa multiplicidade, Matrizes do pensamento III: psicologia cognitiva aborda os variados posicionamentos e entendimentos da psicologia sobre a cognição humana, com destaque para a neuropsicologia cognitiva e a ciência cognitiva computacional. No entanto, também serão estudadas em detalhes outras abordagens importantes e bastante influentes, como, por exemplo, a teoria sociocognitiva, de Albert Bandura, e a teoria dos esquemas, de Jeffrey Young, que embasam muitas pesquisas e práticas clínicas em psicologia.
Brincando com os quatro elementos da Natureza
A relação humana com a natureza, desde os primórdios, foi pautada na intimidade e na simbiose. A infância, por sua vez, com o seu universo de descobertas, curiosidade, movimento, intensidade, cores e tantas outras nuances, estabeleceu com a materialidade proveniente dos quatro elementos um diálogo vital para o desenvolvimento e aprendizagem, ampliando os caminhos para potencializar a imaginação e fortalecer a estrutura emocional do indivíduo.