Autor de 26 livros publicados, alguns já traduzidos para o espanhol e inglês, e com 9 DVDs educativos, Hamilton Werneck já realizou mais de 1.950 conferências em todo o Brasil envolvendo colégios, secretarias de educação, sindicatos patronais e de classe e universidades. Seu livro “Se você finge que ensina, eu finjo que aprendo”, já está na sua 26ª edição, com 70 mil exemplares vendidos. Com experiência em educação desde as classes multisseriadas do interior até a pós-graduação, vem participando ativamente da vida educacional do país através de programas de TV e congressos nacionais e internacionais de educação. Pertenceu, como conselheiro, de conselhos municipais e do Conselho Estadual de Educação do Estado do Rio de Janeiro e atualmente é Membro da Academia de Letras de Nova Friburgo.
Com experiência em educação desde as classes multisseriadas do interior até a pós-graduação, vem participando ativamente da vida educacional do país através de programas de TV e congressos nacionais e internacionais de educação. Pertenceu, como conselheiro, de conselhos municipais e do Conselho Estadual de Educação do Estado do Rio de Janeiro e atualmente é Membro da Academia de Letras de Nova Friburgo.
Foi também Secretário de educação do município de Nova Friburgo – RJ, e escreve para sites educacionais, revistas e jornais especializados, como a revista Profissão Mestre, fazendo parte também de seu respectivo Conselho Editorial. Atualmente trabalha na Universidade Candido Mendes.
VÍDEOS AULAS
VÍDEOS DE ENTREVISTAS
VÍDEOS DE PALESTRA
FOTOS
ALGUMAS OBRAS
Como ensinar Bem e Avaliar Melhor
A questão da avaliação está muito mais ligada ao ato de ensinar em si, onde o bom professor, aquele que sabe ensinar, passa a ter problemas menores ao avaliar. Assim, o livro prioriza a questão do ensinar bem e que está intimamente ligada ao avaliar melhor, dando enfoque aos professores-avaliadores. 10ª ed., 2012 | Editora Vozes.
Ensinamos Demais e Apredemos de Menos
Em tom leve e irônico conduz a uma reflexão pedagógica sobre pontos de estagnação do ensino. Abrange conteúdo do ensino, postura do professor, técnicas de educação física, planejamento, livros descartáveis, conselhos de classe, reprovação, etc. 22ª ed., 2011 | Editora Vozes.
Se Você Finge que Ensina, Eu Finjo que Aprendo
O livro, elaborado em forma de crônica, facilita a professores e alunos a compreensão e o debate de problemas relativos à educação. A escola brasileira, com seus progressos e retrocessos, tem seus aspectos políticos, familiares, sociais, pedagógicos, etc., estimulados pelo autor e postos em debate democrático, principalmente com alunos e educadores. 19ª ed., 2000 | Editora Vozes
Como Vencer na Vida sendo Professores – Depende de você
Neste livro, o Prof. Werneck, com sua habitual verve e bom humor, oferece uma série de estímulos e motivações positivas para quem deseja sair-se bem no espinhoso, mas também gratificante ofício de ensinar. “Tenha orgulho de sua profissão” – diz ele. Mais: “Encha o peito e diga o que você é, o que você sabe, o que estudou e o que é capaz de fazer (…)” A sociedade precisa conhecer a sua imagem, dentro da moldura que você escolheu. Professor, Professora, não tenham vergonha de ser! 17ª ed., 2011 | Editora Vozes