Palestrantes > Prof. João Luiz Silva da Rosa
Pedagogo. Mestrando em Educação. Psicopedagogo institucional. Especialista em Educação Especial Inclusiva. Palestrante sobre a primeira infância. Assessor pedagógico da Escola de Educação Infantil Pique Aprende (Ribeirão Preto/SP). Docente do curso de Especialização em Educação Infantil – olhares acerca da primeira infância (promovido pelo instituto próximos passos). Coordenador do SCFV (REDIPASC). Colaborador do Instituto Ciência & Saber (Porto Alegre/RS). Coordenador do grupo de estudos e pesquisa: LABORATÓRIO DAS INFÂNCIAS. Conselheiro do COMDICA (conselho municipal da infância e adolescência de Alvorada/RS).
Link lattes: http://lattes.cnpq.br/1012569532209814
Temas a serem abordados:
O que é brincar heurístico?
Fundamentação histórica sobre o brincar
Qual deve ser a postura do educador, frente a brincadeira.
Quais materiais utilizar?
Onde utilizar? Parte externa ou interna
Sugestões de organizações de espaços
O brincar é o propulsor para um desenvolvimento sadio, nossas crianças necessitam de um espaço em que possam viver as infâncias vivas e vividas, envolvendo a comunidade escolar em buscar de profissionais que se atentem ao brincar como garantia de qualidade.
Professores brincantes maravilham-se com cada proposta, jogo simbólico e escuta das crianças dentro do contexto da educação infantil.
• Culturas brincantes a história da brincadeira.
• Espaços que convidam a brincar
• Um planejamento brincante, sob a ótica de um adulto criancista.
Como elaborar um planejamento de aula para a Educação Infantil conforme a BNCC? De que forma podemos desenvolver atividades que estejam relacionadas aos Campos de Experiência? Este curso apresenta as modificações propostas pela BNCC na Educação Infantil. Buscamos explorar diferentes formatos de linguagens, com o objetivo de apresentar, de forma prática, as propostas educacionais feitas pela Base para a Educação Infantil. Vamos compreender de que modo podemos desenvolver práticas de planejamento educativo pautadas pela BNCC, a fim de garantir os direitos de aprendizagem propostos pelo documento.
A documentação pedagógica consiste em um instrumento metodológico potente para reflexão sobre a prática pedagógica democrática na escola, possibilitando assim, tornar visível, às famílias e à sociedade, o processo de aprendizagem dos meninos e das meninas e dos professores. Sendo assim, este curso se propõe abrir uma nova possibilidade aos profissionais da educação,a de construir uma prática de pesquisa e de documentação pedagógica.
Ementa:
As relações do período gestacional com a afetividade.
Será que o amor é importante para o desenvolvimento?
As relações de cuidado com as crianças.
O educar como um gesto de amor.