Palestrantes > Prof. Ms. João Marcos Mendonça
Licenciado em Desenho e Plástica pela Universidade Federal de Minas Gerais, especialista em Metodologia do Ensino pela Universidade Vale do Rio Doce, mestre em Artes Visuais pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Roteirista da Mauricio de Sousa Produções, nas revistas infantis da turma da Mônica. Professor da Universidade Vale do Rio Doce no curso Arquitetura e Urbanismo. É autor de mais de 15 livros em quadrinhos para crianças, publicados em editoras como Abacatte, A Semente, Nemo, Paulinas entre outras. Participou dos livros MSP 50 – Mauricio de Sousa por 50 artistas (Panini), Ouro da Casa (Panini), da exposição/livro Ícones dos Quadrinhos, da exposição de quadrinistas brasileiros no Festival de Banda Desenhada em Amadora, Portugal, entre outros.
O Livro Três é demais (Abacatte editorial, 2020) recebeu o prêmio selo Cátedra 10 UNESCO de Leitura PUC-RIO 2020 na categoria Distinção. É autor da série de tiras em quadrinhos Escola de Passarinhos, publicadas no Instagram, que trata do universo da educação.
Atua também como ilustrador e pesquisador sobre o uso das histórias em quadrinhos na educação, trabalho que ganhou o troféu HQ Mix e gerou publicações teóricas na área em editoras como Contexto, UFMG e C/Arte. Ministra palestras e oficinas em instituições de ensino, eventos literários e de quadrinhos no Brasil e no exterior. Tem um canal que ensina desenhos para crianças a partir do uso da percepção e da imaginação no Youtube, o Traça Traço.
TEMA A SER ABORDADO
A trajetória de vida e profissional do contador de histórias em quadrinhos João Marcos Mendonça. Da infância repleta de desenhos e revistas em quadrinhos, passando pelas dificuldades de sua experiência escolar até a profissionalização como autor, professor e roteirista dos estúdios Mauricio de Sousa – das revistas infantis da turma da Mônica – até a criação da Escola de Passarinhos, um perfil no Instagram que fala sobre educação através dos quadrinhos e que chegam a mais de 400.000 pessoas por semana.
OBJETIVO:
– Refletir sobre a importância dos educadores na realização dos sonhos e na formação da criança;
– Explorar os caminhos e perspectivas dentro de um contexto educacional que permita que seus estudantes possam voar em direção aos seus sonhos.
Ementa: João Marcos Mendonça conta a trajetória do desenho na educação e apresenta uma maneira divertida e lúdica de desenhar a partir das letras do alfabeto, mostrando as possibilidades criativas e expressivas do desenho, além do uso da percepção para ver o mundo com um novo olhar, muito mais criativo. Palestra desenhada ao vivo com a participação da plateia.
OBJETIVOS
– Saber expressar-se através de obras artísticas bidimensionais – criação de desenhos de cartum a partir das letras do alfabeto;
– Desenvolver uma relação de autoconfiança com a produção artística pessoal:
– Construir, expressar e comunicar-se em artes visuais articulando a percepção, a imaginação, a memória, a sensibilidade e a reflexão, observando o próprio percurso de criação e suas conexões com o de outros.
– Interesse pela própria produção, dos colegas e de outras pessoas.
– Desenvolver o potencial criativo através do desenho.
Público-alvo: crianças e educadores;
Carga horária sugerida: 1h
Número de participantes: livre
Recursos técnicos: flip chart com folhas para desenho ou quadro branco.
Traça Traço: o desenho muito além da imaginação
Ementa: As características e possibilidades expressivas a partir do desenho de cartum, onde o educador encontra subsídios para a construção de sua expressão pessoal. O desenho para quem não desenha. Desenvolvimento das possibilidades criativas e técnicas para a materialização do seu imaginário a partir do desenho.
OBJETIVOS
– Expressar-se através de obras artísticas bidimensionais a partir da criação de desenhos de cartum;
– Desenvolver uma relação de autoconfiança com a produção artística pessoal;
– Construir, expressar e comunicar-se em artes visuais articulando a percepção, a imaginação, a memória, a sensibilidade e a reflexão, observando o próprio percurso de criação e suas conexões com o de outros;
– Interesse pela própria produção, dos colegas e de outras pessoas;
– Desenvolver o potencial criativo através do desenho.
Público-alvo: educadores
Carga horária sugerida: Entre 1h a 2h (com flexibilidade no tempo de duração)
Número de participantes: entre 20 a 30 pessoas (sem pré-requisito para participação).
Indicação de materiais para participantes: folhas de papel sulfite A4 (por volta de 10 folhas por participante), lápis B, borracha e lápis de cor.
Recursos técnicos: quadro branco para desenho, computador e data-show.
Traça Traço: o desenho muito além da imaginação
Ementa: As características e possibilidades expressivas a partir do desenho de cartum, onde a criança encontra subsídios para a construção de sua expressão pessoal. Desenvolvimento das possibilidades criativas e técnicas para a materialização do seu imaginário a partir do desenho.
OBJETIVOS
– Expressar-se através de obras artísticas bidimensionais a partir da criação de desenhos de cartum;
– Desenvolver uma relação de autoconfiança com a produção artística pessoal;
– Construir, expressar e comunicar-se em artes visuais articulando a percepção, a imaginação, a memória, a sensibilidade e a reflexão, observando o próprio percurso de criação e suas conexões com o de outros;
– Interesse pela própria produção, dos colegas e de outras pessoas;
– Desenvolver o potencial criativo através do desenho.
Público-alvo: crianças a partir dos 6/7 anos
Carga horária sugerida: Entre 1h a 2h
Número de participantes: até 20 crianças (sem pré-requisito para participação).
Indicação de materiais para participantes: folhas de papel sulfite A4 (por volta de 10 folhas por participante), lápis B, borracha e lápis de cor.
Recursos técnicos: quadro branco para desenho.
Criação de Histórias em Quadrinhos
Os fundamentos básicos para criação de histórias em quadrinhos: as características e possibilidades expressivas a partir do desenho de cartum, criação de personagens, linguagem e noções básicas de roteiro.
Público: crianças a partir de 7 anos
Sugestão de carga horária: Entre 2h a 3h.
Número de participantes: Até 20 participantes
Materiais para uso dos participantes: folhas de papel sulfite A4 (por volta de 10 folhas por participante), lápis B, borracha e régua (30 cm).
Os participantes podem levar seus materiais pessoais de desenho caso queiram (como lápis de cor, canetinhas hidrográficas, etc.).