Palestrantes > Prof. Dr. Joe Garcia
Joe Garcia Doutor em Educação pela PUCSP. Professor há 35 anos. Pesquisador e conferencista no campo educacional. Autor de diversos estudos publicados no Brasil e no exterior, com foco em indisciplina escolar, interdisciplinaridade, aprendizagem e práticas pedagógicas inovadoras. Licenciado em Ciências pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1983), e Bacharel em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1983). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná (1995), e Doutor em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000).
Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Tuiuti do Paraná, onde atua no Programa de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Educação. Tem atuado no campo educacional há trinta anos, lecionando na Educação Básica e na Educação Superior, e na última década tem investigado práticas pedagógicas inovadoras, com foco em interdisciplinaridade, teorias de currículo e indisciplina escola.
Currículo completo em: http://lattes.cnpq.br/0370294948079440.
Os problemas de indisciplina vêm transformando a convivência e as condições de aprendizagem em muitas escolas. Disciplina é algo fundamental, mas qual abordagem faz mais sentido na educação atual? E como melhorar a disciplina nas escolas? Nesta palestra analisamos a natureza, expressões e implicações da indisciplina, e apresentamos um conjunto de princípios e práticas educacionais para um trabalho com disciplina formativa em sala de aula.
Nos últimos anos foram feitas várias descobertas científicas importantes sobre as diferentes formas como o cérebro aprende, que sugerem aos educadores novas visões e direções sobre como ensinar nas escolas. Nesta palestra exploramos um conjunto de pesquisas recentes sobre cérebro e aprendizagem, e analisamos o que elas sugerem para melhorar as práticas de ensino nas escolas.
Está ocorrendo uma transformação profunda no perfil dos alunos, em suas formas de ser e aprender. Nas escolas, essa nova realidade questiona as práticas pedagógicas baseadas em noções tradicionais de ensino, autoridade e aprendizagem. Mas, como atuar em sintonia com nossa época? Nesta palestra exploramos um conjunto de princípios, atitudes e práticas pedagógicas que fazem a diferença no ensino de alunos cada vez mais diferentes.
Nas últimas décadas a interdisciplinaridade tem se destacado como um dos conceitos mais importantes para orientar as práticas educacionais e transformar o processo de ensino-aprendizagem nas escolas, em todos os níveis de ensino. Mas o que é realmente interdisciplinaridade e como ela pode ser praticada nas escolas?
Respondemos a essas perguntas através de reflexão pedagógica acompanhada da análise de exemplos concretos de interdisciplinaridade.
Educar é uma tarefa complexa. Requer conhecimento, habilidades, determinação e a capacidade de criar ambientes de aprendizagem e transformar os alunos. Mas o que caracteriza as práticas dos professores que se distinguem nas escolas? Nesta palestra respondemos a esta pergunta, com base em pesquisas sobre as visões, atitudes e estratégias de professores notáveis na arte de ensinar.