Lúcia Fidalgo é Professora Assistente (40 horas, DE) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) na FACC-CBG, no curso de Gestão da Informação. Possui Mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF, 2004). É bibliotecária, professora, escritora e contadora de histórias do Grupo Morandubetá. Especialista na área de Leitura. Ministra cursos e palestras na área de Leitura, Bibliotecas, Narração Oral e Literatura Infantil e Juvenil. Trabalhou como editora no editorial infantil da Editora Zeus, criando a coleção Histórias das Terras daqui e de lá. Escritora de Literatura Infantil e Juvenil, recebeu o prêmio de revelação do ano de 1997, com o livro Menino Bom, publicado pela editora Dimensão.
Membro da equipe criadora do Proler 1992-1996, desenvolveu um trabalho de formação de leitor em todo o Brasil. Especialista na área de Leitura, Narração Oral e Acervos do programa de leitura da Petrobrás – Leia Brasil, desde 1992. Atualmente, integra o Grupo de Estudos em Literatura Infantil e Juvenil (GELIJ/CNPq) do Instituto Interdisciplinar de Leitura da PUC-Rio. É também conteudista da disciplina AMBIENTES, SERVIÇOS E SISTEMAS INFORMACIONAIS do curso de EAD em Gestão da Informação da UFRJ
VÍDEOS DE ENTREVISTAS
VÍDEOS DE PALESTRAS
FOTOS
TEMAS/OFICINAS
Formação de contadores de histórias
Leitura e formação do leitor
Formando e transformando bibliotecas
Construindo acervos
Que livro escolher, que história indicar?
Da oralidade à escrita
Memórias, cidadania e história
Como escrever um conto – escrita criativa
Formando mediadores de leitura
Bate papo com autor
Na escola, na biblioteca ou em outros espaços do desejo… Um bate-papo com perguntas e respostas e histórias, acontece, podendo ser à tarde, à noite, terminando com autógrafos dos livros da autora.
Apresentação de Contos e Espetáculos
Vários espetáculos estão em seu curriculum. Desde 1990 com o grupo Morandubetá, fazendo várias apresentações em espaços diferenciados e com temas diversos para crianças, jovens e adultos. Suas apresentações são em grupos ou individualmente.