Palestrantes > Francisca Elenir Alves
Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia-UFBA (2013). Mestre em Educação pela Universidade Católica de Brasília-UCB (2006). Possui graduação em história pela Universidade Federal de Rondônia – UNIR (1995), Bacharel em História pela Universidade Federal de Rondônia-UNIR (1995) Ex-Coordenadora Geral do Programa TOPA- Todos Pela Alfabetização da Secretaria de Educação do Estado da Bahia e dos Programas de Apoio e Assistência Técnica/pedagógica às redes municipais. Tem experiência na área de História, com ênfase em História da Educação de Jovens e Adultos (EJA), História das Mulheres no Brasil, Metodologia e Prática de Ensino de História. Metodologias Feministas, atuando principalmente nos seguintes temas:
aprendizagem, educação de jovens e adultos, Gênero e educação, trabalho doméstico, Estudos Feministas, qualificação profissional e currículo. Atuou como consultora na UNESCO e ONU Mulheres. Co- Autora do Livro: Ensaios sobre gênero e Educação (UFBA- 2001, Autora do Livro: Entre Saberes e Sabores (Eduneb-2012), Org. Livro : TOPA; Todos Pela Alfabetização (IPF-2014). Coordenadora de Projetos pelo Instituto Paulo Freire no Nordeste e Membro da Comissão Nacional de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos(CENAEJA) do Ministério da Educação/MEC.
Entre Saberes e Sabores
O livro discute como as recentes mudanças em todas as esferas da atividade humana, na economia, política e cultura, têm refletido na educação. Analisa a necessidade de políticas que resgatem a dívida social com estes jovens e adultos, as mulheres das camadas mais pobres, que não tiveram acesso, ou que as determinações sociais de gênero interferiram na busca de escolarização e trabalho. Salvador, EDUNEB, 2012.
Alves, Francisca Elenir. Gadotti,Moacir(Orgs.)
TOPA: Todos Pela Alfabetização:Bahia 2007-2014
Este livro conta uma parte da história do maior programa de alfabetização do Brasil, o Programa Todos Pela Alfabetização: TOPA, desenvolvido no Estado da Bahia através da Secretaria de Educação do Estado. Relata a importância, os limites e alcances desta ação alfabetizadora trazendo as reflexões em torno da diversidade dos sujeitos que participaram do programa, e sua forte mobilização social.
Pesquisa, Formação, Alfabetização e direitos em educação de jovens e adultos. (Dantas, Tania Regina; Amorim, Antonio; Leite, Gildeci de Oliveira.) Salvador: EDUFBA, 2016.
É um livro pensado para os atender aos interesses dos sujeitos da Educação de Jovens e Adultos(EJA), ou seja, professores e alunos da educação básica, servindo para enriquecer e aprofundar estudos e pesquisas de discentes, professores, pesquisadores e interessados na busca de solução para muitos problemas enfrentados pela EJA como modalidade de ensino na educação básica.
de gênero interferiram na busca de escolarização e trabalho. Salvador, EDUNEB, 2012.
Alves, Francisca Elenir (Co- Autora) Alfabetização e letramento no Brasil hoje: Das reflexões teóricas ás políticas públicas.
TOPA: Todos Pela Alfabetização:Bahia 2007-2014
Este livro conta uma parte da história do maior programa de alfabetização do Brasil, o Programa Todos Pela Alfabetização: TOPA, desenvolvido no Estado da Bahia através da Secretaria de Educação do Estado. Relata a importância, os limites e alcances desta ação alfabetizadora trazendo as reflexões em torno da diversidade dos sujeitos que participaram do programa, e sua forte mobilização social.
Pesquisa, Formação, Alfabetização e Diretos em Educaçãi de Jovens e Adultos
É um livro pensado para os atender aos interesses dos sujeitos da Educação de Jovens e Adultos(EJA), ou seja, professores e alunos da educação básica, servindo para enriquecer e aprofundar estudos e pesquisas de discentes, professores, pesquisadores e interessados na busca de solução para muitos problemas enfrentados pela EJA como modalidade de ensino na educação básica.
Ensaios sobre Gênero e Educação
Este livro visa levar á comunidade acadêmica e á sociedade como um todo os resultados da produção cientifica da Universidade Federal da Bahia, decorrentes de pesquisas e atividades de extensão desenvolvidas que tratam da questão de gênero e educação.
Fagundes, Teresa Cristina Pereira Carvalho(Org). Salvador, Série UFBA em Campo, 2001.
Alves, Francisca Elenir; Soares, Viani – Meninos e Meninas-Universos diferenciados na família e na escola.
Projetos Trabalho Doméstico Cidadão – Revista – SEPPIR – 2009
Esta Revista apresenta a experiência do projeto Trabalho Doméstico Cidadão desenvolvido pela SEPPIR – Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial no â,bito do Governo Federal.
Trata-se de uma experiência de educação, voltado para a cidadania e elevação da escolaridade das trabalhadoras domésticas. Esta publicação apresenta os resultados deste projeto, suas ações, avanços e desafios na busca da valorização social do trabalho doméstico no Brasil.
Sinaliza para a necessidade de integrar os anos finais do ensino fundamental, na modalidade Educação de Jovens e Adultos, com a Educação Profissional/formação inicial e continuada, a fim de tornar essa etapa de escolarização mais significativa para o público da EJA.
Reflete sobre as raízes dessa problemática, que vem se constituindo como um fator significativo da grande quantidade de pessoas jovens, adultas e idosas que sequer concluíram essa etapa da Educação Básica no Brasil. Aponta a EJA como um direito que não prescreve com a idade e como um dever do estado visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o mundo do trabalho.
Apresenta a necessidade de refletir sobre as relações sociais de gênero na sala de aula. Reflete sobre a Identidade de gênero como construção social e que a educação não pode prescindir desse entendimento.
Procura analisar o processo de socialização na primeira infância e como se transmite os “modelos” masculinos e femininos na escola.
Apresenta reflexões, práticas e desafios acerca da temática da alfabetização. Discute como pensar uma educação de pessoas jovens, adultas e idosas como um direito que não prescreve com a idade.
Uma ação educadora que forme cidadãos autônomos sedimentada nos princípios freirianos e na formação da consciência crítica e transformadora.