Palestrantes > Prof. Simão de Miranda
É Pós-Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Brasília, com pesquisa sobre Criatividade e Subjetividade na Formação de Professores, Doutor em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, na área do Desenvolvimento Humano no Contexto Sócio-Cultural, obtido no Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília, com Tese sobre a Construção da Autoestima da Criança em Início de Escolarização; Mestre em Educação, na área de Formação e Trabalho Pedagógico, obtido na Faculdade de Educação da Universidade de Brasília, com Dissertação sobre O Jogo Infantil como Recurso Pedagógico; é graduado em Educação Artística pela Faculdade de Artes da Fundação Brasileira de Teatro; é especialista em Didática do Ensino Superior pela Universidade Católica de Brasília.
É professor na Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, foi professor titular e Coordenador dos TCC do Curso de Pedagogia das Faculdades JK/Anhanguera Educacional e de Pós-Graduação no Instituto Saber em Brasília. Tem como áreas de interesse, em uma interface Educação/Psicologia, a formação docente, ludicidade e educação, práticas pedagógicas, estratégias didáticas criativas e Literatura para Crianças. Trabalhou com formação de professores em Rio Grande do Sul, Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraná, Piauí, Tocantins, Rio Grande do Norte, Santa Catarina, São Paulo, assim como na Argentina, Cuba, Portugal e São Tomé e Príncipe, onde planejou e formou professores para implantação de Programa de Educação Não-Formal para o país. Tem 60 livros publicados nas áreas da educação e literatura para crianças por varias editoras brasileiras. Tem três obras traduzidas, é Cidadão Honorário de Brasília, é Coordenador e professor da Pós-Graduação em Educação Infantil na Perspectiva Histórico-Cultural pelo Instituto Saber em Brasília-DF, professor na pós-graduação em Neurociências, Educação e Educação Infantil da PUCRS.
Objetivo: possibilitar reflexões sobre práticas docentes socialmente comprometidas e suas repercussões na construção da identidade e da autovalorização docente.
Sinopse: uma conversa bem-humorada sobre a construção da identidade docente, um convite para alimentar a arte, a ciência, a delícia e a “boniteza” de educar.
Público: professores(as) em todos os níveis, etapas e modalidades
Objetivo: apresentar estratégias criativas para o trabalho pedagógico a partir dos anos iniciais.
Sinopse: este encontro convida o professor a pensar “fora da caixinha”, criando condições para melhor lidar com os desafios do ensino-aprendizagem, fazendo a criatividade trabalhar em favor da educação e da vida social dos estudantes.
Público: professores(as) a partir dos anos Iniciais
Objetivos: provocar as percepções do poder transformador da educação, do papel inspirador do(a) professor(a) para uma escola verdadeiramente emancipadora.
Sinopse: um convite gentil a professores(as) se perceberem indispensáveis para uma escola emancipadora, inclusiva, que ensine a lutar contra as injustiças, que construa conhecimentos relevantes. Chamamento carinhoso a proclamar: “tenho orgulho de ser professor, tenho orgulho de ser professora”.
Público: Professores(as) em todos os níveis, etapas e modalidades.
Objetivos: Promover a compreensão da Pedagogia Histórico-Crítica da Pré-Escola ao Ensino Fundamental e suas possibilidades didáticas.
Sinopse: Este encontro discute a Pedagogia Histórico-Crítica da Pré-Escola ao ensino fundamental; as
funções da escola em uma sociedade marcada pelas desigualdades e exclusões; apresenta exemplo de
sequência didática voltada aos anos iniciais à luz deste pressuposto teórico; defende práticas
pedagógicas implicadas com a produção crítico-reflexiva do conhecimento e com a transformação e
emancipação social.
Sugiro que este encontro seja complementado com o SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS À LUZ DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA, em um novo agendamento presencial ou acessando o conteúdo integral e gratuito por aqui: https://youtu.be/2oiV6EJy_iE
Público: Professores(as) na Pré-Escola e Ensino Fundamental.
Objetivos: Explorar as metodologias e apresentar exemplos reais de sequências didáticas à luz da PHC no ensino fundamental e na pré-escola.
Sinopse: Este encontro retomo o método dialético apresentado no encontro 4 e apresenta exemplos reais de sequências didáticas à luz da PHC no ensino fundamental e na pré-escola.
Sugiro que este encontro seja posterior ao PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA:
FUNDAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS, em um novo agendamento presencial ou acessando o conteúdo integral e gratuito por aqui: https://youtu.be/s_H_RNrPqY8
Público: Professores(as) na Pré-Escola e Ensino Fundamental.
Objetivo: apresentar estratégias lúdico-criativas para o ensino de ciências da natureza no Ensino Fundamental.
Sinopse: este encontro apresenta ideias divertidas para o ensino de ciências da natureza na Pré-Escola e nos Anos Iniciais de modo a favorecer o encanto por este componente curricular, assim como para que confrontem seus conhecimentos espontâneos com os científicos apresentados pela escola.
Púbico: professores(as) na pré-escola e ensino fundamental.
Objetivo: discutir, na perspectiva histórico-cultural, como a ludicidade pode ser utilizada como recurso potencializador das aprendizagens do desenvolvimento na educação infantil e anos iniciais.
Sinopse: quais dimensões do desenvolvimento infantil são ativadas quando a criança brinca e que interessam à escola e à vida? Este encontro discute estas e outras questões e propõe jogos, brinquedos e brincadeiras que contemplam tais dimensões na perspectiva da Teoria Histórico-Cultural.
Público: professores(as) na educação infantil e anos iniciais