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Palestrantes > Rosa Margarida de Carvalho Rocha

Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG). Possui Pós Graduação em Estudos Africanos e Afro-Brasileiros pela PUC-MG, Especialização em Didática Fundamentos Teóricos da Prática Pedagógica e Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena. Assessorou o MEC para a concepção e elaboração do livro Orientações e Ações para a Educação das Relações Étnico Raciais sendo coordenadora do GT Ensino Fundamental.

Foi Assessora da Prefeitura de Sabará, Prefeitura de Congonhas, Secretaria de Educação de Contagem, Secretaria de Educação de Ribeirão Preto, Secretaria de Educação do Estado do Paraná e da Secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais para implantação da Lei 10.639/03. 

Ministra Palestras com temas sobre o Trato da Questão Racial no Cotidiano Escolar, Inclusão Racial na Escola, Discriminação Racial na Escola. Tem experiência de mais de 50 anos na área de educação, com ênfase em Relações Étnico-Raciais, atuando principalmente no seguinte tema: construção positiva da Identidade da criança Negra, História da África e dos Africanos no Cotidiano Escolar.

OBRAS

Sankofa e Educação para as Relações Étnico-Raciais

Descolonizar o pensamento, ressignificar as práticas, sintonizar o pensar e o fazer. 

Grupo de Estudos Afropedagógicos Sankofa – GEAPS.

Coleção “Que História é Essa?!”

Essa coleção é composta por seis (6) livros dos quais cinco (5) deles são direcionados às crianças. Entremeadas no enredo da história que serve de fio condutor, estão conhecimentos, temas e conteúdos disciplinares prioritários que as crianças dos anos iniciais do Ensino fundamental deverão tomar contato sobre a História da África, dos Afrobrasileiros e das ligações biológicas e culturais entre Brasil e África. Utilizando de alguns elementos literários, estimulando o imaginário fantástico, bem ao gosto das crianças dessa faixa etária, toda a trama é articulada por meio de personagens fixos em todas as histórias. São duas crianças – um menino nascido no continente africano, especificamente em Moçambique; uma menina afrobrasileira de pele clara; um avô africano como ponte para as histórias sobre esse continente; uma galinha d’angola e um instrumento musical africano que magicamente; ganham vida nas histórias sendo elos de ligação das histórias entre África/Brasil.

Bino

CO AUTORIA. É uma história de superação, de respeito às diferenças, de transformações e aventuras. Nela um pequeno menino nasce diferente dos demais, sem a pigmentação natural da pele de uma criança negra, por isso foi discriminado. Porém, com a ajuda dos pais e o conselho de anciãos, Bino consegue mostrar para todos, que os reais valores de uma pessoa não estão em sua aparência física, mas sim em suas qualidades.

Alfabeto Negro

CO AUTORIA. Visa sensibilizar para a questão dos brasileiros negros. De A a Z, figuram múltiplas possibilidades de pesquisar e trabalhar temas africanos e afro-brasileiros nas área da cultura, da história e do político-social.

A História da África na Educação Básica

Está focada na historiografia renovada de África, além de algumas orientações e recomendações didático – metodológicas sobre a introdução dessa história no currículo escolar.

Os comedores de palavras

Sensível conto sobre a prática de contar histórias entre o povo africano, recurso pelo qual são passadas as tradições dos antepassados, de geração a geração. CO AUTORIA. 

Educação para as relações étnico raciais

Traz orientações de como incluir o tema étnico-racial em todas as disciplinas do currículo do ensino fundamental. A obra foi dividida em quatro partes, pensando um plano pedagógico de ação e Oficinas de Sensibilização

Almanaque Pedagógico

Apresenta uma proposta de como inserir os conteúdos afro-brasileiros na sala de aula do ensino fundamental e médio, de maneira planejada e contínua. Há várias atividades e jogos sobre o tema étnico-racial.

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Contato

Jackson Nascimento

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