Palestrantes > Profª. Ms. Sandra Bozza
Possui graduação em Letras Português / Português pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1977) e mestrado em Ciências da Educação pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (2011). Atualmente é professora aposentada – ensino fundamental – Secretaria Municipal de Educação de Curitiba. Professora de Pós Graduação, atuando principalmente nos seguintes temas: alfabetização, aprendizagem, letramento, leitura, literatura infantil e encaminhamento metodológico. É assessora, consultora e palestrante na área de educação.
Na Escola sem Aprender? Isso Não!
Uma das maiores falhas sociais do Brasil, nos últimos tempos, diz respeito à produção de alunos que não sabem ler nem raciocinar no interior da Escola. Ao produzirem este livro, as autoras pensaram em duas situações aparentemente diferentes, mas que depois de apurada reflexão, se apresentam como muito parecidas. Uma delas foi pensando nos professores que estão no interior do Brasil, no seu Estado, em suas salas de aula, muitas vezes sem luz, sem carteiras para todos os alunos, com paredes rachadas, sem biblioteca, sem internet, sem computador e, na melhor das hipóteses, tendo apenas um quadro e giz para dar suas aulas. Outra situação pensada foi em professores que, apesar de terem suas salas de aula bem equipadas, terem acesso à biblioteca, aparelhos de TV, internet ou jogos, não conseguem transformar esses equipamentos em instrumentos que auxiliem o processo de ensinar, de favorecer as aprendizagens de seus alunos.
1ª ed., 2016 | Editora Melo
Explicitar como se dá o processo de alfabetização sem passar pelo treino das famílias silábicas é um dos grandes desafios de nossas escolas. A palestra objetiva refletir sobre todos os conteúdos que envolvem o processo de alfabetizar letrando, bem como demonstrar práticas necessárias para a consolidação da escrita ortográfica.
Ler e contar histórias são pré-requisitos para formar leitores. Porém, o que pouco se tem refletido é o que se faz depois dessas atividades. O trabalho com o texto literário requer mediação adequada e propostas metodológicas que não deponham contra o prazer de ler e de sonhar. O curso objetiva formar professores leitores e que não utilizem a leitura como pretextos moralizadores ou para qualquer fim que não seja o prazer.
O papel da Educação Infantil como tempo e espaço de inserção da criança no mundo da escrita, sem que o treino de letras e palavras seja o objetivo maior dessa fase de desenvolvimento. A palestra objetiva provocar reflexões sobre a função pedagógica na Educação Infantil.
Ainda há muito que se esclarecer a respeito da idade adequada para a aquisição da escrita. Faz-se necessário aprofundar a reflexão sobre as diferentes perspectivas do desenvolvimento e a formação da inteligência do ser humano. Intenciona-se destacar a importância do desenvolvimento das capacidades superiores do cérebro para que a criança compreenda o complexo sistema que a Língua Escrita representa.
Acreditamos que é possível inserir a criança no processo de letramento sem encerrar sua infância com atividades mecânicas de escrita, rotinas pesadas e exercícios sem significação para as mesmas. Assim, aproveitando o que elas sabem e mais gostam de fazer, o trabalho reflexivo com textos que possibilitem ritmos e rimas, brincadeiras e jogos desenvolverá habilidades como ouvir, falar, ler e escrever. Isso determinará a ampliação das competências linguísticas tanto na linguagem escrita como na oral.
Em uma sociedade letrada, como a que vivemos, é imprescindível que a escola garanta o desenvolvimento da competência linguística das crianças e que os profissionais de todas as áreas do conhecimento percebam a importância da leitura e da escrita para a aquisição efetiva dos conteúdos de todos os saberes. O objetivo desta palestra é subsidiar professoras e professores para um trabalho eficiente com o texto e com a forma de sintetizar ideias e de depreender sentido do que é lido.
A palestra intenciona demonstrar que os resultados de uma boa produção textual advêm de dois aspectos mais amplos: a reflexão sistemática e competente sobre bons textos impressos e do encaminhamento que se faz no momento da proposta de escrita. Os gêneros textuais e os critérios de avaliação são apresentados de forma a garantir qualidade e coesão nos textos produzidos em sala de aula.
Baseada nas mais modernas tendências linguísticas e pedagógicas respaldadas pelo MEC, a palestra abordará a ênfase dada na relação entre alfabetização e letramento ao longo de todo o Ensino Fundamental I. Será refletido sobre a necessidade do trabalho com o texto como forma de sistematizar os conteúdos de Língua Portuguesa e, ao mesmo tempo, consolidar as habilidades avaliadas a partir dos exames nacionais e estaduais como a ANA, A PROVA BRASIL e o SAEB. Todo o encaminhamento metodológico segue a perspectiva das avaliações externas e tem como objetivo maior a formação de crianças leitoras e produtoras de bons textos escritos.