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SANDRA CASTRO

É especialista em Gestão e Desenvolvimento Humano pela Universidade Luterana do Brasil de Canoas Rio Grande do Sul (2005), com MBA em Educação Cognitiva e Aprendizagem Mediada pela Universidade Estácio de Sá do Rio de Janeiro (2015). Pedagoga com habilitação em Supervisão Escolar e formadora de professores desde 2007. Tem experiência de mais de 10 anos como professora de todos os níveis e modalidades de ensino, como também Professora de Projeto de Vida para os estudantes do Ensino Médio dos primeiros, segundos e terceiros anos.

Tem experiência na coordenação pedagógica por mais de 15 anos e foi Diretora Pedagógica por mais de 05 anos de Secretaria de Educação.

Idealizadora e Fundadora do Projeto Educadores que Brilham (2016) que tem como principal missão fortalecer, sustentar e manter a Identidade do Docente na busca do sentido. Atualmente realiza palestras, workshop, empreende pela internet e realiza atendimentos com a Técnica da EFT (Emotional Freedom Techniques). É também Mentora de Vida e de Negócios.

OBRAS

Sementes de um educador que brilha

As multirrrelações entre professor e aluno se manifestam, num despertar das potencialidades existentes nessa interação. O educador se engrandece nos diferentes olhares contidos nas mensagens desta obra. É para ele que este livro foi pensado e planejado. De uma educadora para outro educador.

A Essência de Ser Educador: A Busca no Sentido

“A Essência de Ser Educador”, o segundo livro de Sandra Castro, aborda um dos principais motivos da falta de propósito da classe dos professores: A sensação de que por mais que se esforcem para dar o seu melhor ou ainda dar conta de todas as suas demandas do dia a dia, mesmo assim, ainda não é o suficiente para se sentirem pertencidos e realizados. Os educadores trabalham incessantemente, mas parecem que se tornam invisíveis ou são sempre os culpados pelas mazelas da sociedade. Amam suas profissões, mas se sentem castigados por não sentirem-se completos em suas carreiras quanto gostariam.

PALESTRAS

Objetivo: Sensibilizar os professores sobre a necessidade de práticas de autocuidado para promover seu bem-estar físico, emocional e mental, refletindo positivamente na sua atuação profissional e na qualidade de ensino.

Temas abordados:

  • A importância do autocuidado na rotina docente
    Reconhecer a relevância de dedicar tempo a si mesmo para manter saúde e motivação.
  • Identificação de fatores que impactam o bem-estar do professor
    Reconhecer sinais de desgaste emocional, estresse, ansiedade e como eles podem afetar a vida pessoal e profissional.
  • Práticas de autocuidado para o dia a dia
    Técnicas simples e eficazes de relaxamento, respiração consciente, alimentação saudável, exercícios físicos e sono de qualidade.
  • Gerenciamento do estresse e emoções
    Estratégias para lidar com a pressão, desafios e conflitos no ambiente escolar.
  • Construção de uma rotina equilibrada
    Como organizar horários, estabelecer limites e dedicar tempo à família, amigos e a si próprio.
  • A influência do bem-estar do professor na aprendizagem dos alunos
    Como o cuidado consigo mesmo reflete na motivação, criatividade e empatia no relacionamento com os estudantes.
  • Ferramentas práticas para incorporar o autocuidado na rotina diária.

Metodologia: Dinâmicas de reflexão, exercícios de reprogramação mental, orientações práticas e troca de experiências.

Resultado esperado: Professores motivados a adotarem hábitos de autocuidado que promovam sua saúde emocional, física e mental, contribuindo para uma atuação mais plena, resistente às adversidades e inspiradores.

Objetivo: Explorar a importância do propósito na construção de uma educação inspiradora transformadora e alinhada com os valores pessoais e sociais, promovendo maior engajamento, motivação e impacto nas trajetórias educativas.

Temas abordados:

  • Conceituação de propósito na educação: definição e importância
  • O papel do propósito na formação de educadores e alunos
  • Como o propósito influencia a motivação e o desempenho escolar
  • Estratégias para promover o desenvolvimento do propósito na sala de aula
  • Exemplos de práticas pedagógicas alinhadas ao propósito
  • O impacto do propósito na formação de cidadãos críticos e conscientes
  • Reflexão sobre o propósito individual e institucional na educação

Metodologia: Palestra expositiva com recursos audiovisuais, estudos de caso, dinâmicas de reflexão e espaço para debate.

Resultado esperado: Professores que inspiram através de seus talentos e habilidades singular para uma educação que transforma através do exemplo e do propósito.

Objetivo: Discutir estratégias e práticas para promover relações interpessoais saudáveis e colaborativas no ambiente escolar, contribuindo para um clima de convivência respeitoso, motivador e de aprendizagem.

Temas abordados:

  • A importância dos relacionamentos positivos na escola
  • Comunicação eficaz e empática com alunos e colegas
  • Técnicas para cultivar confiança, respeito e empatia
  • Gestão de conflitos e resolução de problemas de forma construtiva
  • O papel do ambiente escolar na construção de vínculos saudáveis
  • Práticas de valorização da diversidade e inclusão
  • Impacto dos relacionamentos na formação de um ambiente de aprendizagem motivador

Metodologia: Dinâmicas de grupo, estudos de caso, atividades práticas de reflexão e troca de experiências, além de debates.

Resultado esperado: Professores que proporcionam um ambiente saudável de convivência a todos, através da humanização e da comunicação para a sensibilização, reflexão e conscientização.

Objetivo: Estimular a reflexão e a ação em relação ao desenvolvimento do potencial pessoal e profissional, promovendo a motivação necessária para transformar a trajetória de vidas, especialmente no contexto educacional e social.

Temas abordados:

  • A importância do autoconhecimento na jornada de crescimento
  • Identificando e potencializando seus talentos e habilidades
  • Motivação intrínseca e extrínseca: o que nos impulsiona?
  • Estratégias para superar desafios e obstáculos emocionais
  • Como inspirar e impactar positivamente alunos, colegas e comunidade
  • O poder da atitude positiva, resiliência e propósito de vida
  • Ferramentas práticas para despertar o potencial e promover mudanças significativas

Metodologia: Exercícios de reflexão, relatos inspiradores, dinâmicas de desenvolvimento pessoal e troca de experiências.

Resultado esperado: Professores engajados com a missão de transformar vidas através de seu potencial, através do autoconhecimento.

Redes Sociais

Contato

Jackson Nascimento

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