Palestrantes > Sandra Castro



É especialista em Gestão e Desenvolvimento Humano pela Universidade Luterana do Brasil de Canoas Rio Grande do Sul (2005), com MBA em Educação Cognitiva e Aprendizagem Mediada pela Universidade Estácio de Sá do Rio de Janeiro (2015). Pedagoga com habilitação em Supervisão Escolar e formadora de professores desde 2007. Tem experiência de mais de 10 anos como professora de todos os níveis e modalidades de ensino, como também Professora de Projeto de Vida para os estudantes do Ensino Médio dos primeiros, segundos e terceiros anos.
Tem experiência na coordenação pedagógica por mais de 15 anos e foi Diretora Pedagógica por mais de 05 anos de Secretaria de Educação.
Idealizadora e Fundadora do Projeto Educadores que Brilham (2016) que tem como principal missão fortalecer, sustentar e manter a Identidade do Docente na busca do sentido. Atualmente realiza palestras, workshop, empreende pela internet e realiza atendimentos com a Técnica da EFT (Emotional Freedom Techniques). É também Mentora de Vida e de Negócios.
Sementes de um educador que brilha
As multirrrelações entre professor e aluno se manifestam, num despertar das potencialidades existentes nessa interação. O educador se engrandece nos diferentes olhares contidos nas mensagens desta obra. É para ele que este livro foi pensado e planejado. De uma educadora para outro educador.
A Essência de Ser Educador: A Busca no Sentido
“A Essência de Ser Educador”, o segundo livro de Sandra Castro, aborda um dos principais motivos da falta de propósito da classe dos professores: A sensação de que por mais que se esforcem para dar o seu melhor ou ainda dar conta de todas as suas demandas do dia a dia, mesmo assim, ainda não é o suficiente para se sentirem pertencidos e realizados. Os educadores trabalham incessantemente, mas parecem que se tornam invisíveis ou são sempre os culpados pelas mazelas da sociedade. Amam suas profissões, mas se sentem castigados por não sentirem-se completos em suas carreiras quanto gostariam.
Objetivo: Sensibilizar os professores sobre a necessidade de práticas de autocuidado para promover seu bem-estar físico, emocional e mental, refletindo positivamente na sua atuação profissional e na qualidade de ensino.
Temas abordados:
Metodologia: Dinâmicas de reflexão, exercícios de reprogramação mental, orientações práticas e troca de experiências.
Resultado esperado: Professores motivados a adotarem hábitos de autocuidado que promovam sua saúde emocional, física e mental, contribuindo para uma atuação mais plena, resistente às adversidades e inspiradores.
Objetivo: Explorar a importância do propósito na construção de uma educação inspiradora transformadora e alinhada com os valores pessoais e sociais, promovendo maior engajamento, motivação e impacto nas trajetórias educativas.
Temas abordados:
Metodologia: Palestra expositiva com recursos audiovisuais, estudos de caso, dinâmicas de reflexão e espaço para debate.
Resultado esperado: Professores que inspiram através de seus talentos e habilidades singular para uma educação que transforma através do exemplo e do propósito.
Objetivo: Discutir estratégias e práticas para promover relações interpessoais saudáveis e colaborativas no ambiente escolar, contribuindo para um clima de convivência respeitoso, motivador e de aprendizagem.
Temas abordados:
Metodologia: Dinâmicas de grupo, estudos de caso, atividades práticas de reflexão e troca de experiências, além de debates.
Resultado esperado: Professores que proporcionam um ambiente saudável de convivência a todos, através da humanização e da comunicação para a sensibilização, reflexão e conscientização.
Objetivo: Estimular a reflexão e a ação em relação ao desenvolvimento do potencial pessoal e profissional, promovendo a motivação necessária para transformar a trajetória de vidas, especialmente no contexto educacional e social.
Temas abordados:
Metodologia: Exercícios de reflexão, relatos inspiradores, dinâmicas de desenvolvimento pessoal e troca de experiências.
Resultado esperado: Professores engajados com a missão de transformar vidas através de seu potencial, através do autoconhecimento.