Palestrantes > Sandra Saruê
Escritora, psicóloga, psicanalista e palestrante
Palestras para crianças, adolescentes, pais e professores sobre os temas: empatia, combate ao bullying, respeito às diferenças, coexistência, educação para a paz e resolução de conflitos (desde 2003 até o momento).
Escritora de livros adultos, infantis e juvenis. Temas: educação para a paz, respeito às diferenças e luta contra o bullying, exclusão e discriminação.
A casa de praia: Uma história sobre empatia
A casa de praia é uma narrativa sobre amizade e perdão na qual cinco adolescentes são levados a confrontar seus preconceitos e a expor suas próprias dificuldades e medos.
Marina e seus amigos vão à casa de praia da família dela, onde muitas revelações traçam definitivamente o rumo da amizade do grupo. Juntos eles descobrem que a empatia é a chave para todos os relacionamentos.
Campos de Morangos: Uma História Sobre Exploração Humana
Lara e Luís são irmãos gêmeos, cujos pais trabalham muito para que ambos possam estudar. Eles retribuem estudando muito e praticando esportes. Luís é jogador de futebol, forte, alto e robusto, que aparenta mais que seus 15 anos. Lara é uma exímia lutadora de Kung Fu, e sonha em abrir sua academia com filosofia oriental. Todos esses sonhos são para o futuro, pois a vida deles não é fácil. Até que uma amiga da mãe, Eusébia, aparece com uma proposta tentadora e assustadora: que os irmãos viajem por seis meses para estudar na Europa com tudo pago por uma ONG. Na verdade, Eusébia é a aliciadora para uma traficante de escravos, Madame Claudine. Os jovens vão para Paris e depois para a Espanha, trabalhar nos campos de cultivo de morangos. São vigiados dia-e-noite por capangas armados. Como os irmãos e seus amigos irão sair dessa situação? A problemática do tráfico humano, um dos crimes mais rentáveis do mundo, é abordada pela autora em linguagem informal e atual, fazendo com que o leitor se prenda ao texto, tendo curiosidade em saber o que acontecerá com os irmãos. Romance, muita aventura e suspense são a fórmula infalível da autora para agradar seus leitores.
O Clube dos Jovens da Rua de Baixo
Fabrício adora tocar violão e, pedindo uma explicação para a avó sobre os saraus da juventude dela, o garoto se anima com a ideia. Ele e seus amigos se reúnem para cantar, tocar, ler poemas e trechos de livros, cada sábado em uma casa diferente da Rua das Amoreiras. As reuniões atraem todos do bairro, e os jovens se tornam tão famosos que as casas começam a ficar pequenas para tanta gente. Em linguagem bem jovial, a autora interage com o leitor, abordando temas importantes, como a valorização da cultura, bullying, sexualidade, o tão esperado primeiro beijo e a descoberta do primeiro amor.
Ao meu amigo Caio
Sofia conta a história de seu colega Caio. No começo, eles não se dão bem, ela desaprova a agressividade dele e suas perseguições aos “diferentes”. Além de prejudicar os colegas, Caio começa a praticar o cyberbullying, enviando mensagens aos amigos do colégio, a fim de humilhá-los. Tudo muda quando Sofia e Caio são levados a conviver mais intensamente. A menina conhece a infância triste do amigo e descobre que todas aquelas provocações eram uma forma de defesa. Daí nasce uma grande amizade que mudará a vida dos dois para sempre.
Não Me Pergunte Por Quê
Aninha acha que nasceu na época errada. Ela gosta de rock e anda vestida de maneira diferente da dos alunos da escola nova em que estuda. Tem olheiras, coisa de genética, nada de mais. Só que ela é diferente, e isso basta para que os colegas a humilhem, arrumando um apelido: Ana Rockhorror. Até criam uma comunidade na internet e ficam zombando dela nos chats. Mas Ana é corajosa e vai enfrentar essa situação com muita maturidade.
Um Menino Igual a Todo Mundo
Ser igual a todo mundo, ou, pelo menos, fazer o que os outros fazem, é o maior desejo de Pedro. É sempre assim quando ele volta da casa de algum amigo, vê o que os outros têm e quer ganhar tudo igual. Quando seus pais não aguentam mais as comparações e cobranças de Pedro, um menino muito esquisito muda-se para a casa ao lado da sua. Depois de conhecer esse vizinho tão diferente dos outros, Pedro, que queria ser igual a todo mundo, vê sua vida mudar…
Anjos do Pedaço, ética, cidadania, respeito às diferenças e educação para paz
Certo dia, no pátio do colégio, Ângela vê um grupo de meninos humilhando um garoto menor que eles. A garota decide enfrentar os meninos, fazendo com que todos se sintam envergonhados por tal ato. O diretor do colégio assiste à cena com interesse e chama Ângela para ser um “anjo” da escola e assim contribuir para a diminuição da violência no colégio. Ângela convoca seus inseparáveis amigos Tamara, Victor e Edson para integrar a missão. A turma aceita o desafio e se autointitula “Anjos do Pedaço”.
E Se Fosse com Você?
Animal e sua turma agridem os colegas do colégio. Eles colocam apelidos horrorosos naqueles que são considerados diferentes. A professora Nancy, no entanto, descobre um modo eficiente de acabar com isso. Além de divertido, este livro é educativo, pois dá orientações de como coibir essa prática, nada agradável, que algumas pessoas têm de depreciar as outras. Vale a pena ler.
A Poltrona Vazia
Com Sensibilidade e leveza. Os autores tratam de um assunto delicado: a morte. Todos temos de conviver com as perdas e aprender a lidar com elas, o mais cedo possível. Esse é um modo de o homem se fortalecer e poder administrar melhor essas realidaes.
Quero Ser Meu Irmãozinho!
O ciúme do irmãozinho recém-nascido faz Guigo, um garoto de seis anos, querer trocar de lugar. Então descobre que vida de bebê não é nada fácil: tem de tomar leite do peito em vez de sorvete, fazer cocô e xixi na fralda e ficar com o bumbum assado. E o pior é perder a importante final do campeonato de futebol.