Palestrantes > Prof. Dr. Alexandre Ventura
Alexandre Ventura ex-inspector sênior das escolas particulares de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, e Professor no Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro, Portugal. Doutorado em Ciências da Educação pela Universidade de Aveiro e pela Universidade de Brasília, desenvolveu atividade profissional em educação desde 1986 na qualidade de docente dos ensinos fundamental, médio e vocacional, gestor escolar e inspetor. Tem realizado pesquisas nos domínios da avaliação institucional, avaliação de desempenho profissional, liderança, formação de professores, assessoria, gestão, ensino diferenciado, inspeção da educação, cursinhos, indisciplina e bullying.
Foi Visiting International Scholar do Educational Testing Service, Princeton, EUA, e Professor Visitante da École Supérieure de l’Éducation Nationale para a formação de inspetores de educação, Poitiers, França. Proferiu palestras em 20 países. Exerceu os seguintes cargos públicos, em Portugal: Subinspetor-Geral da Educação, Presidente do Conselho Cientifico para a Avaliação de Professores e Vice-Ministro da Educação.
É consultor de organizações educacionais, formador de professores e gestores escolares e conferencista internacional em Educação.
Acesse o currículo completo em: http://lattes.cnpq.br/6935142593607903.
Como podem os diretores de escola e demais líderes acadêmicos potenciar a sua ação para tornar as suas organizações mais efetivas e assim impactarem melhorias nas aprendizagens dos alunos.
Estratégias de prevenção e combate ao bullying em meio escolar e virtual, protegendo e empoderando os envolvidos com benefício para todos.
Como diferenciar o ensino em sala de aula para adequar tanto quanto possível a ação do professor com o perfil, interesses e motivações de seus alunos.
Como criar e desenvolver um sistema interno de observação de aulas numa organização educacional para aperfeiçoar o ensino em função de um desenvolvimento profissional dos professores.
Como criar e manter um sistema de supervisão dos profissionais e avaliação organizacional para melhorar o desempenho de todos.
Contributos para tornar o currículo como o principal elemento estruturante e transformador da ação da escola e dos seus professores.
Como pode e deve a coordenação pedagógica das escolas ser transformada no principal elemento tático da ação pedagógica para melhorar as aprendizagens dos alunos.
Como verdadeiramente usar o projeto político pedagógico para orientar toda a ação da escola e dos seus profissionais com uma estratégia inteligente, coerente e transformadora.
Como criar e sustentar avaliação organizacional ao serviço da melhoria das aprendizagens dos alunos através do desenvolvimento profissional dos professores.
Como podem os professores gerir adequadamente o comportamento dos seus alunos na sala de aula para desenvolver seu espírito de cidadania e melhorar suas aprendizagens.
Como desenvolver em sala de aula o espírito crítico dos alunos de forma a beneficiar as suas aprendizagens e a robustecer a sua capacidade de exercer a cidadania.
Como podem os professores ser envolvidos na qualidade de parceiros em processos de avaliação de seu desempenho profissional para melhoria das aprendizagens dos alunos.
Como pode o professor lidar de maneira efetiva e transformadora com a diversidade que cada vez mais impera na sala de aula, usando-a como catalisadora da socialização e da aprendizagem.
Como pode a escola ser o principal sistema de desenvolvimento sustentado de hábitos de leitura e de espírito crítico nos seus alunos e na comunidade educacional.