(11 ) 9 4854-5594

lerpensareescrever@hotmail.com

Palestrantes > Andre Gravatá

É poeta e educador. Escreveu os livros O jogo de ler o mundo (SM), que recebeu o Selo Altamente Recomendável da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil; O pulo da carpa (SM), O aniversário da terra (7Letras) e Inadiável (7Letras). É codiretor do curta-metragem O aniversário da terra, a partir do livro de poemas de mesmo nome, e diretor do curta-metragem Todo mundo rodopia enquanto rodopia o mundo, sobre uma dupla de artistas baianos que faz brinquedos.  Com o coletivo Educação, dedicou-se a uma jornada por espaços de aprendizagem em diversos países, que culminou na escrita do livro Volta ao mundo em 13 escolas.  É coautor do livro Poéticas Públicas, que nasceu para contar a trajetória poética da Virada Educação. Recebeu o Prêmio Educador Inventor, concedido pela Associação Cidade Escola Aprendiz.

Com a artista e educadora Serena Labate, criou o jornal das miudezas e outras publicações por meio do Sorver Versos, como a coletânea Cartas a jovens educadores/as e os livros Olhe por onde pássaro e Sublime.

Cidade de Residência: São Paulo.
Eixo Temático: Leitura, literatura, poesia, natureza e educação.

OBRAS

O Jogo de ler o mundo

Coletânea de vinte e três poemas de André Gravatá. A obra explora com sutileza diferentes formas de ler o mundo por meio de observações e reflexões sobre o cotidiano e eventos da atualidade. É um livro sobre a importância da leitura das palavras e das relações que compõem a vida de cada pessoa.

Volta ao Mundo em 13 Escolas

O livro Volta ao mundo em 13 escolas nasceu de um sonho compartilhado por um coletivo de pessoas: André Gravatá, Camila Piza, Carla Mayumi, e Eduardo Shimahara. Em busca de histórias inspiradoras com novos olhares para a educação contemporânea, eles visitaram nove países em cinco continentes. Os 13 espaços de aprendizagem visitados representam parte das iniciativas que hoje estão reinventando a educação e trazem para o centro das discussões temas como autonomia, cooperação, arte e democracia.

O Aniversário da Terra

Os poemas de André Gravatá são como fotografias da história. Neste livro o autor borra a distância entre a poesia e o cotidiano. Há um apelo urgente para respirarmos, levando nossa atenção para a terra, sendo a poesia uma tentativa de enraizar a si mesmo. Nesta obra as violências não são ignoradas e a fartura de vida que existe em cada encontro é celebrada.

O Pulo da Capa

O conjunto dos dezoito poemas que compõem esta obra trata de uma marcante experiência vivida pelo narrador: ao passar por uma fonte, em cujo tanque nadavam carpas, uma delas salta das águas e cai diante de seus pés. Entre versos repletos de reflexões e cartas-poema direcionadas à carpa, a obra provoca o leitor a cultivar em si mesmo um maior estado de presença.

TEMAS/OFICINAS

Redes Sociais

Contato

Jackson Nascimento

(11) 9 4854-5594 

lerpensareescrever@hotmail.com

©2024 – Gente Jovem Educacional. Todos os direitos reservados.