(11 ) 9 4854-5594

lerpensareescrever@hotmail.com

Palestrantes > Izabel Petraglia

IZABEL PETRAGLIA

É diretora do Centro de Estudos e Pesquisas Edgar Morin, no Brasil.

Possui graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, graduação em Psicologia pela Universidade Paulista, mestrado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo e Pós-doutorado pelo Centro Edgar Morin, da Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais – EHESS, em Paris, França. Mais de 30 anos de experiência no magistério do Ensino Superior, sendo os últimos 20 na Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação.Tem experiência em Educação Básica e em Gestão Acadêmica, tendo exercido cargos e funções de Diretora de Faculdade de Educação e Ciências Sociais, Coordenadora de Programa de Pós-Graduação em Educação e Diretora de Pesquisa.

Atualmente é diretora e cofundadora do Centro de Estudos e Pesquisas Edgar Morin, no Brasil, onde atua com formação de professores, com vistas à educação humanista e transformadora. É membro da Rede internacional e Comunidade de pesquisadores da Complexidade, membro do comitê científico internacional da Fundação Edgar Morin, da Unesco, em Paris. Em pesquisa em Ciências Humanas e Sociais, dedica-se especialmente aos seguintes temas: Educação e Complexidade em suas interfaces, Inter e transdisciplinaridade, Gestão educacional, Complexidade nas organizações, Mudanças climáticas, Educação para a cultura da paz.

É autora e organizadora de 15 livros, tais como:

Edgar Morin: a educação e a complexidade do ser e do saber (Ed. Vozes, 13ª edição, 2021) e Pensamento Complexo e Educação (Ed. Livraria da Física Editora, 2013).

Escreveu e publicou 39 artigos em Revistas Científicas nacionais e internacionais e 54 capítulos de livros. É conferencista nacional e internacional.

Cidade de Residência: São Paulo – Capital.

Eixo Temático:

Formação de Professores: Educação Humanista, Pacífica, Complexa e Transdisciplinar.

“Um mundo melhor é possível e a Educação é a brecha de esperança e transformação!”

Pensamento Complexo e Educação

Conviver com a incerteza do conhecimento é um dos desafios propostos para aqueles que abraçam o pensamento complexo como horizonte. Este livro proporciona reflexões nessa direção e aposta nas potencialidades criativas e solidárias dos seres humanos para a construção de uma sociedade melhor, mais justa, mais poética. Trata-se de um desafio a enfrentar com ética e esperança, não apena pelos educadores nas escolas, mas por todos os cidadãos que acreditam no potencial humano da educação. Em sete capítulos, escritos de forma clara, direta, autônoma e complementar, Izabel Petraglia contempla inquietações recorrentes e convergentes vividas, sentidas e exercitadas em disciplinas ministradas pela autora em cursos de Pós-graduação em Educação em instituições brasileiras.

A Educação e a Complexidade do Ser e do Saber

Conhecer Edgar Morin é indispensável para todos que trabalham com a Educação. O livro destaca aspectos importantes do seu vasto trabalho, como as questões da vida e da ciência: a complexidade do real e a construção do conhecimento multidimensional; a noção de sujeito e a sua auto-organização reflexiva num contexto de crise mundial, que se coloca como desafio para este milênio. Desta síntese, se impõe a necessidade de unir e não mais isolar ou separar em todas as áreas da ciência e é esta a principal tarefa da educação: promover a religação dos seres e dos saberes para a reintegração planetária.

PETRAGLIA, Izabel. Edgar Morin: a educação e a complexidade do ser e do saber. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2021.

Prosa, Poesia, Saberes e Sabedoria em Tempos de Pandemia: ciências da educação c complexidade

Em tempos de tantas emergências e incertezas, algo nos parece certo e claro: estamos todos imbricados e implicados uns com os outros e com o todo. Tudo faz parte de uma imensa tessitura, no qual um simples ato prudente ou imprudente, afeta a saúde e a economia do planeta inteiro. Destarte, para seduzirmos prosaica e poeticamente, sem olvidar do rigor e olhar científico, esta temática surge, inspirada nos ensinamentos do filósofo, antropólogo e sociólogo francês Edgar Morin e a proposição de aprendizagens instigada na religação de seus saberes e da vivência na pandemia do coronavírus (Sars-cov-2).

PALESTRAS

Redes Sociais

Contato

Jackson Nascimento

(11) 9 4854-5594 

lerpensareescrever@hotmail.com

©2024 – Gente Jovem Educacional. Todos os direitos reservados.