Palestrantes > Prof. Dr. Júlio Furtado
Júlio Furtado possui formação em Geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1986) e Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Especialização em Gestão da Qualidade em Educação, Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1991). Doutorado em Ciências da Educação pela Universidade de Havana, Cuba (1999). É ex-reitor universitário. Seus focos de pesquisa na área de Educação são Aprendizagem e Prática e Formação Docente. É consultor, escritor e palestrante.
Acesse currículo completo em: http://lattes.cnpq.br/3374466203338082.
Sinopse: O que é a BNCC. Parâmetros, Diretrizes e Base curricular. BNCC e currículo. Impactos da BNCC na prática. Principais desafios para o professor. O desenvolvimento de competências. As competências socioemocionais. Como desenvolvê-las através do currículo.
Sinopse: Gestão da relação interpessoal: O que sei sobre eles? Criação de vínculos (olhar); Gestão da conduta: A quem cabe? Os pré-requisitos não estão prontos. Contrato didático (crença, assembleias de classe); Regras e princípios. Regras morais e regras convencionais. Disciplina e incivilidade. Gestão da aprendizagem: O sentido do conteúdo para o professor. A crença de como se aprende. Do sentido ao significado. Mediação da aprendizagem. Ensinar conteúdos X desenvolver competências. Avaliar para garantir a aprendizagem.
Sinopse: De onde vem tudo isso? O conceito de competências socioemocionais. O Big Five como possibilidade de classificação das CSE. Aprendizagem vivencial e desenvolvimento das CSE. A mudança de paradigma da escola. CSE e currículo: uma associação possível.
Sinopse: O olhar inclusivo. Os componentes do “amor pedagógico”. Vínculos e alteridade. Aprendizagem e interação social. A mediação relacional na sala de aula. Como criar vínculos com as gerações Y e Z.
Sinopse: O sentido de educar e o papel da escola. Os 4 princípios da Pedagogia da Cooperação. A prática da Pedagogia da Cooperação. Os fundamentos filosóficos do Cooperativismo. O conceito de Cidadania. A função social da escola. As competências gerais da BNCC. A formação de valores morais é a essência da educação para a cooperação e cidadania.
Sinopse: A palestra faz uma reflexão a respeito da prática docente, a partir do discurso da mudança versus a prática da continuidade. Partindo de uma rápida descrição sobre o contexto da aprendizagem e da mudança de hábitos, faz se um relato dos principais comportamentos que dificultam uma prática real do “aprender a aprender” e, por isso, precisam ser “desaprendidos” pelo professor.
Sinopse: Os processos psicológicos da Aprendizagem. As contribuições da Neurociência. Leitura de mundo, Mediação e Aprendizagem. A reconstrução do conhecimento. Etapas para uma aprendizagem eficaz.
Sinopse: A palestra reforça a noção de Aprendizagem Significativa, abordando as seguintes questões:
Conceito e mecanismos da aprendizagem significativa;
A estrutura “arquivística” X a estrutura de rede do cérebro humano e suas consequências na sala de aula;
A necessidade e as características da sociointeração entre professor e aluno;
As três etapas de uma aula significativa.
Sinopse: A imutabilidade do conceito de avaliar ao longo dos anos. O conceito de avaliação significativa. As três etapas da avaliação significativa. O conceito de Aprendizagem significativa. Como o cérebro cria sentido. A diferença entre sentido e significado. O professor como facilitador da transformação do sentido em significado. A avaliação como mediação da aprendizagem. A questão da nota e da média.
Sinopse: O sentido de desenvolver competências. Ensinar conteúdos X desenvolver competências. Competências docentes e competências discentes. A especificidade da avaliação de competências. Desdobrando competências 0em evidências.
Sinopse: Poder, liderança e suas inter-relações. Os tipos de poder e suas consequências. Liderança e motivação. Tendências atuais em liderança. A liderança na sala de aula e seus efeitos na aprendizagem. Que processos o professor lidera? Professor: líder servidor? Como liderar para favorecer uma aprendizagem significativa?
Sinopse: A transição do paradigma comportamental para o paradigma dialogal e as crenças limitantes que emperram o processo. O conceito de Projeto e sua relação com a aprendizagem significativa. As etapas da promoção de uma aprendizagem significativa e as etapas de confecção de um projeto de trabalho.
Etapas da elaboração e construção coletiva de um Projeto de Trabalho. A questão da Interdisciplinaridade. O Pensamento Complexo e o trabalho com projetos. A atitude do professor diante do trabalho com projetos. Exemplos práticos.
Sinopse: A sociedade, a escola 1.0, 2.0 e 3.0. Preocupações da sociedade e da escola do nosso tempo. A Sociedade 3.0: o que virá por aí? A horizontalização do conhecimento e o enfraquecimento da propriedade intelectual. A evolução dos paradigmas de Educação e as características da Escola 3.0. O currículo e suas dimensões. Barreiras à consolidação de um currículo 3.0. Os caminhos da Avaliação da aprendizagem na escola do futuro. A evolução dos paradigmas de avaliação. Avaliação Integradora: é assim que será. As etapas da Avaliação Integradora. Os componentes da Avaliação Integradora e a postura do educador nesse contexto. Os guias de estudo e as atitudes recomendáveis.
Sinopse: O processo da aprendizagem significativa e a construção de sentido. O sentido natural da avaliação. Avaliação na vida e avaliação na escola. Avaliação superficial e Avaliação Significativa. Avaliação como estratégia de mediação da aprendizagem.
Sinopse: A disciplina do medo e o medo da disciplina. A origem das dificuldades para impor limites. Proteger X Cuidar. Autoconhecimento como pré-requisito para educar. O estímulo ao desenvolvimento da autoestima. A importância de ensinar a lidar com as emoções e com a realidade. As habilidades que serão necessárias para a sobrevivência num futuro próximo. A Educação da vontade.
Sinopse: O erro e a avaliação da aprendizagem. O conceito de erro produtivo. Os diferentes tipos de erro e a atitude do professor. A postura do professor diante do erro.
Sinopse: O surgimento da PNL: histórico e conceito. Os pressupostos da PNL. Os sistemas representacionais e sua importância na sala de aula. O Rapport como técnica em sala de aula. A definição prévia do aluno. O uso de feedback eficazes. O uso de âncoras em sala de aula. Algumas dicas atitudinais. Algumas dicas linguísticas.
Sinopse: De que formas aprendemos? As características do ensino intencional. As crenças de quem ensina e a mediação da aprendizagem. Sentido e significado. A função da linguagem e da negociação de sentidos na construção de significados. A aprendizagem compartilhada e a interação social.
Sinopse: Professor não é mais aquele que professa a verdade, mas aquele que confessa o não-saber, abraça o compromisso de se re-inventar e adota uma postura de aprendiz. A postura de vir-a-ser é essencial nesse processo, pois permite o vir-a-ser do aluno e colabora para o fazer crescer. Os perigos invisíveis da abdicação e da somatização e os cuidados necessários. Os elementos que colaboraram para o enfraquecimento da identidade do professor nas últimas décadas. Os desafios da pós-modernidade e alguns caminhos para a superação. As atitudes que constroem ânimo para o trabalho. A leitura de mundo e a mediação da aprendizagem. Uma sugestão de caminho: as fases de uma aula significativa.
Sinopse
Vida: o perigo iminente da morte manifesto através da postura desmotivada, da abdicação e somatização comum à categoria.
Morte: o risco de “suicídio profissional” presente em algumas atitudes. A necessidade de encarar a auto-superação.
Ressurreição: a reinvenção da ação docente na metodologia, na avaliação e na formação continuada.
Sinopse: O discurso da diversidade X a prática da homogeneidade. As barreiras da dimensão institucional. A escola como instituição “homogeneizadora”. As barreiras da dimensão subjetiva. O professor como pessoa e suas limitações. As identificações com a maioria e com as minorias. O direito à aprendizagem e a diversidade de formas de aprender. Algumas ações possíveis.
Sinopse:O sentido da mediação da aprendizagem.
A tríade Professor – Aluno – Conhecimento no processo de mediação de aprendizagem.
O processo da Aprendizagem Significativa.
A estrutura de uma aula significativa.
Algumas estratégias recomendadas para o Ensino Superior.
Sinopse: O processo de leitura da realidade. A subjetividade da percepção. O filtro perceptual e seus componentes. O processo de construção de sentido. A empatia como constructo essencial para a facilitação da aprendizagem. A percepção do “erro” nas representações e respostas. O processo de aprendizagem e a construção de sentido.
Sinopse:O conceito de poder e seus componentes. Os tipos de poder e suas características. A liderança de habilidades e a liderança de atitudes. O controle deliberativo e a gestão da imagem. O controle homeostático e a gestão da qualidade de vida. A gestão da possibilidade e do autoconhecimento. O ato de gerir: afinal o que é isso? As funções do gestor escolar e as funções do gestor pedagógico. Delegar X abdicar. Os componentes dinâmicos da liderança escolar. A gestão do compromisso e a gestão da motivação docente. A liderança na escola e o imperativo da gestão das atitudes educadoras.
Sinopse:O conceito e o sentido da formação continuada de professores. Fatores que justificam e tornam urgente a formação continuada. Os três eixos da FC de professores: o eixo científico, o eixo pedagógico e o eixo pessoal. O papel da equipe gestora com relação à FC de professores. A especificidade da profissão docente. Os temas essenciais a serem trabalhados. A importância de cada modalidade de formação. As fontes de conhecimento. A combinação entre eventos formadores e o cotidiano formador na escola.
Sinopse: Filosofia e Psicologia da mudança. As fontes de resistências. Logos, Pathos e Ethos. Técnicas de convencimento. Traduzindo diretrizes em conceitos. Como criar consenso na escola. Indo além da avaliação. Visão, missão e slogan. Aprendizagem através da resolução de problemas. Planejando para acontecer.
Sinopse: O conceito de Coaching. As diferentes aplicações do Coaching. Os tipos de Coaching. Técnicas de Coaching aplicáveis na escola. O Gestor Escolar como Coaching de sua equipe.
Sinopse:Etimologia e conceito de currículo. Currículo X BNCC. Por que é importante discutir Currículo? Currículo ou currículos? Contextos de decisão e legitimação curricular. A função social do currículo e a questão da qualidade social. As teorias tradicionais, críticas e pós-críticas de currículo. Diversidade e Currículo. Epistemologia e diversidade. Princípios norteadores da BNCC. A Base Nacional Comum e a Parte Diversificada. O paradigma de avaliação. Contextualização e articulação curricular. O sentido de educar e o papel da escola.
Sinopse: De quem é a responsabilidade quando o aluno não aprende? A aprendizagem dos alunos pode ser o único parâmetro de avaliação do desempenho dos professores? A combinação de estratégias. As etapas de uma avaliação coerente. O que avaliar? Como lidar com a resistência? O caminho das experiências bem-sucedidas. Obstáculos. Alguns consensos.