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JUSSARA SANTOS

Atua na Educação Básica há 21 anos e durante esses anos mediou aprendizagens de bebês, crianças, adolescentes, jovens e adultos. Para além da Educação Básica, atuou no Nível Superior em cursos de Graduação e Pós Graduação Lato Sensu. Compõe a autoria do documento intitulado: Currículo da Cidade- Educação Antirracista, que compõe o Currículo da Cidade, do município de São Paulo. É autora do livro: Democratização do colo.

Fez magistério no extinto CEFAM – Centro de Formação e Aperfeiçoamento ao Magistério, cursou Pedagogia na Universidade Presbiteriana Mackenzie, Mestrado na PUC- SP e doutorado na UFSCar.

Visitou o sistema de educação infantil italiano da cidade de Reggio Emília. Pesquisa educação das relações étnico raciais e infâncias desde 2005, quando finalizou o TCC com um estudo sobre racismo na creche. 

Atualmente cursa o último ano da graduação em Direito.

Jussara Santos dedica-se à formação de educadoras/es em instituições privadas e redes municipais do Brasil. Atua no Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades, organização que atua há 34 anos no fomento de práticas antirracistas nas relações de trabalho e educação no Brasil. Atua também como membra de comissões de heteroidentificação em concursos públicos no Brasil.

Dedica-se a hobbies como tocar violão, alfaia, djembê. Faz parte do Bloco Afro Ilu Oba de Min e com ele participa de apresentações pelo Brasil, levando a história e cultura africana e afro brasileira.

Gosta de viajar, visitar diferentes cenários, culturas, e tem ousado provar sabores novos! Expressa-se por diversas linguagens e tantas vezes a música está presente em suas palestras e momentos formais.

VÍDEOS

TEMAS DE PALESTRAS / OFICINAS

A palestra versa sobre a importância de pensar educação das relações étnico raciais todos os meses do ano letivo, evidenciando que trabalhar apenas em datas efemérides, esvaziará a luta antirracista. Traz algumas referências de ações a serem realizadas durante todo o processo de escolarização.

A palestra traz à tona a lei 10.639/2003, indicando que trata- se da alteração da lei maior que rege a educação no Brasil. Evidencia possíveis caminhos para sua implementação e traz alguns relatos de experiências exitosas.

A palestra traz o papel da gestão no fomento de vivências antirracistas. Traz relatos de experiências e casos práticos de gestão democrática e antirracista em instituições educacionais.

A palestra tem como foco a educação das relações étnico raciais e o fomento de antirracismo nas práticas na Educação Infantil. Serão abordados os conceitos: raça, racismo, racismo religioso, branquitude e os impactos destes no cotidiano de bebês e crianças que frequentam a Educação Infantil. Infância, antirracismo na educação infantil, equidade para e com bebês e crianças pequenas, também serão discussões do curso.

A palestra aborda possibilidades de propostas antirracistas, enfatizando o nível de ensino contratado. Análise de excertos de vídeos, imagens e pequenos textos, serão realizados coletivamente durante a atividade.

A palestra traz conceitos básicos como: raça, racismo, branquitude, racismo recreativo, intolerância religiosa, dentre outros necessários para a compreensão dos caminhos para o combate ao racismo.

A palestra apresenta a importância da documentação pedagógica para o acompanhamento das aprendizagens de bebês e crianças, além de ser fonte de reflexão da prática das educadoras. Apresenta possibilidades e caminhos possíveis para a documentação, mesmo diante de rotinas exaustivas no cotidiano de bebês e crianças pequenas.

A palestra traz as múltiplas linguagens e materialidades como possibilidades de ampliar e qualificar as experiências de bebês e crianças pequenas nas instituições de educação infantil.

A palestra com duração de 60 minutos, aborda pontos de atenção para as relações empresariais pautadas na equidade e inclusão. Evidencia as características de ambientes empresariais, apontando possíveis caminhos para vivências saudáveis no interior da instituição.

A palestra evidencia os pontos de atenção para processos de ingresso, acolhimento e permanência de pessoas negras e indígenas no ambiente de trabalho.

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