Palestrantes > Profª. Drª. Larissa Zeggio
Possui graduação em Psicologia pela Faculdade Paulistana de Ciências e Letras (Bacharel -2001; Formação de Psicólogo Clínico-2002), mestrado (2004) em Ciências da Saúde (Psicobiologia-UNIFESP), doutorado em Ciências-Neurociência UNIFESP (2010) e pós-doutorado em Cognição e Revisão Sistemática (2012) também pela UNIFESP – Universidade Federal de São Paulo. Parceira Internacional Licenciada do Pathways Health and Research Centre (Brisbane, Austrália) com o Método FRIENDS de desenvolvimento de Habilidades Socioemocionais.
É Diretora da Formação do Método FRIENDS no Brasil e presidente do IBIES – Instituto Brasileiro de Inteligência Emocional e Social.
Possui 14 anos de experiência lecionando no Ensino Superior, em cursos de graduação e pós-graduação, nas Universidades ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing, UNINOVE, CENSUPEG e ICTC; 6 anos de experiência como supervisora de estágios clínicos, básicos e profissionalizantes em psicologia; experiência como líder de grupo de pesquisa (Saúde Mental-UNINOVE) vinculado à plataforma CNPq, e líder do grupo de pesquisa Sociedade, saúde e cultura (CENSUPEG), membro parecerista de Comitê de Ética em Pesquisa e parecerista Ad Hoc da Diretoria de Pesquisa (Uninove, Censupeg); e experiência na Diretoria de Cursos de Capacitação para profissionais da Saúde e Educação no Instituto Numen e IBIES. Autora do livro “A Depressão como fenômeno cultural da sociedade pós-moderna: um ensaio analítico-comportamental dos nossos tempos”. Organizadora da coleção “Caçadores de Neuromitos: o que você sabe sobre seu cérebro é verdade?”, com dois volumes publicados. E autora de vários capítulos em livros brasileiros sobre neurociências e psicologia.
Atualmente é Coordenadora do curso de especialização em Neuropsicologia e professora convidada na pós-graduação do CENSUPEG (cursos de neuropsicologia e neuropsicopedagogia); Presidente do IBIES e Co-diretora da Formação do Método FRIENDS no Brasil; Psicóloga Clínica e Consultora Acadêmica. Tem experiência na área de Neurociência, Psicologia e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: aprendizagem e memória emocional, neuropsicologia, habilidades socioemocionais, neurociência e educação, e divulgação científica.
Duração da Palestra: 90 a 120 minutos.
Objetivo: Apresentar um panorama superficial sobre a interface entre a neurociência e educação capacitando os profissionais de educação a refletirem sobre suas práticas.
Ementa e Cronograma:
Conteúdo
Introdução: neurociências aplicadas à educação.
Neurociências e aprendizagem; promoção de aprendizagem X problemas de aprendizagem; tipos de problemas de aprendizagem (neurológicos e ambientais).
Neurociências, a escola e o professor
O que é aprendizagem (e memória); Como lembramos e esquecemos.
Fatores que interferem na aprendizagem à luz das neurociências (sono, exercício físico, alimentação, estresse, prazer e relações sociais), e o papel do professor e da escola para a melhor rotina escolar.
Objetivo: Apresentar um panorama superficial sobre as neurociências e discutir os equívocos (neuromitos) mais comuns que interferem na visão de educadores e família sobre a aprendizagem e desenvolvimento humano.
Ementa e Cronograma:
Conteúdo
Introdução: O que são neurociências: campo, histórico e descobertas
Neurociências, cérebro e Sistema Nervoso. Década do cérebro e descobertas.
Equívocos sobre o conhecimento das neurociências
Espraiamento de neuromitos. Os principais equívocos: 100 bilhões de neurônios, uso dos 10% do cérebro, janelas de oportunidade, neuroplasticidade, reabilitação neurológicas, maconha, etc.
Objetivo: Apresentar discussão sobre o conceito de desempenho acadêmico e escolar a partir da visão das neurociências, educação e psicologia e apontar a necessidade do desenvolvimento de habilidades cognitivas e não cognitivas (socioemocionais) no ambiente escolar.
Ementa e cronograma:
Conteúdo
Introdução: O que produz o desempenho acadêmico e escolar
Neurociências – neuroplasticidade; educação – atores de aprendizagem e interação; psicologia – saúde mental; neuropsicologia – funções executivas.
Habilidades acadêmicas e não acadêmicas
Epidemiologia de saúde mental e impacto no desempenho acadêmico; Habilidades socioemocionais, Funções executivas; principais programas/protocolos de treino de habilidades não acadêmicas
Objetivo: Apresentar um panorama superficial das transformações sociais, econômicas e culturais que prejudicam o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, bem como propostas de implementação de Desenvolvimento de habilidades socioemocionais em escolas.
Ementa e cronograma:
Conteúdo
Introdução: Saúde mental, transformações culturais e habilidades socioemocionais
Epidemiologia de saúde mental, fatores de risco e proteção, transformações sociais, econômicas e culturais na família e escola, habilidades socioemocionais.
Desenvolvimento de habilidades socioemocionais e o impacto positivo na educação
Definição de habilidades socioemocionais, habilidades básicas, programas de desenvolvimento de habilidades socioemocionais.