Palestrantes > Mari Piaia
Reside em Treze Tílias/SC, é licenciada em Letras Português/Inglês pela UNOESC de Joaçaba e especialista em Linguagens e Educação a Distância (UFSC); e em Processo de Ensino-Aprendizagem da Língua Portuguesa (Faculdade São Luís de Jaboticabal/SP). Na área da educação foi professora de Língua Portuguesa, coordenadora pedagógica, coordenadora de Polo do Sistema Universidade Aberta do Brasil e Secretária de Educação de Treze Tílias/SC. Atualmente atua como formadora na área de educação, contadora de histórias infantis e escritora de literatura infantil, tendo publicado, até o momento, sete livros.
– a Coleção Cirandinha de Leitores com 5 livros (A Arara Clara, A Borboleta Violeta, A Abelhinha Belinha, A Minhoca Paçoca e O Jabuti Jurupi) que teve a 1ª edição lançada em 2015, pela Editora Ciranda Cultural/SP, com impressão e venda de 50.000 livros; e a 2ª edição, lançada em 2022, pela Editora Ciranda na Escola/SP, com impressão de 15.000 livros.
– O Violino que queria ser feliz, seu 6º livro, foi lançando em 2019 na Bienal Internacional do Livro, no Rio de Janeiro, pela Editora Chiado Books de Portugal, tendo sido distribuído em 5 países falantes da língua portuguesa (Angola, Brasil, Cabo Verde, Moçambique e Portugal).
– e o sétimo livro, Bia banguela e a Fada Amarela, foi lançado em setembro de 2024, na Bienal Internacional do Livro em São Paulo, pelo Editorial Casa de Curitiba. Esse livro faz parte de um projeto aprovado pelo Programa de Incentivo à Cultura da Fundação Catarinense de Cultura e seu texto também foi transcrito em Braille, visando alcançar crianças com deficiência visual.
A arara Clara
As araras são aves muito belas, existem em diferentes cores e seus gritos chamam a atenção de qualquer um. Venha descobrir muito mais sobre a vida dessas aves, com esse livro divertido e rimado, escrito por Mari Piaia, ilustrado por Claudia Marianno, e que conta ainda com uma animada canção!
A borboleta Violeta
A borboleta Violeta, com suas asas tão belas, voa pelos ares, enfeitando a paisagem. Nessa dança, ela poliniza as flores, ajudando a natureza. Venha descobrir muito mais sobre a vida das borboletas com esse divertido livro rimado, escrito por Mari Piaia e ilustrado por Claudia Marianno. O livro conta ainda com uma animada canção!
A abelhinha Belinha
A abelhinha Belinha nasceu em um lindo dia de primavera. Ela passa dias agitados, de muito trabalho e dedicação. Afinal, esse é o destino de todas as abelhinhas. Venha descobrir muito mais sobre a vida desses insetos com esse divertido livro rimado, escrito por Mari Piaia e ilustrado por Claudia Marianno. O livro conta ainda com uma animada canção!
A minhoca Paçoca
A minhoca Paçoca constrói sua casa embaixo da terra. Ela passa os dias escavando a terra, mexendo e remexendo em cada grãozinho. Venha descobrir muito mais sobre a vida das minhocas com esse divertido livro rimado, escrito por Mari Piaia e ilustrado por Claudia Marianno. O livro conta ainda com uma animada canção!
O jabuti Jurupi
O jabuti Jurupi anda devagar, não tem pressa, assim como todos os jabutis. Ele se esconde em sua carapaça se pressente algum perigo. Venha descobrir muito mais sobre a vida desses animais com esse divertido livro rimado, escrito por Mari Piaia e ilustrado por Claudia Marianno. O livro conta ainda com uma animada canção!
O Violino que queria ser feliz
Sima é um violino que sonha conhecer o mundo e levar suas melodias, através do vento, a lugares muito distantes da pequena varanda de sua casa. Seu coração de menino quer viver novas aventuras e tocar as canções que vivem dentro de seus sonhos. Sima quer ser feliz. Voando como o vento, ele passa muitos anos de sua vida conhecendo lugares diferentes e levando suas canções aos quatro cantos do mundo, porém chega o dia em que o som de suas cordas toca seu coração aventureiro e Sima descobre que a felicidade que ele tanto busca está mais perto do que ele imagina.
Bia banguela e a Fada Amarela
Bia adora comer guloseimas, mas não gosta de escovar os dentes. Um dia Bia sentiu uma dor de dente terrível e precisou ir até o consultório odontológico. Lá ela descobriu que existe uma fada do dente muito legal. Você quer conhecer a história da Bia banguela e a Fada Amarela?
– Público-alvo: Educadores e profissionais da área de educação infantil e primeiros anos do ensino fundamental.
Público-Alvo: Crianças com idade entre 3 a 10 anos
Duração: Palestra – 60 minutos
Contação de histórias – 40 minutos
A literatura infantil desempenha um papel fundamental desenvolvimento cognitivo, emocional, social, criativo e cultural das crianças. Por isso, é importante que elas tenham contato direto com livros e contações de histórias, desde os primeiros anos de vida. Nesse sentido, é fundamental que os professores da educação infantil e dos primeiros anos do ensino fundamental compreendam e utilizem efetivamente a literatura infantil como uma ferramenta poderosa para promover o desenvolvimento integral de seus alunos.
Compreender como a literatura infantil contribui para o desenvolvimento integral das crianças, desde os primeiros anos de vida.
Palestra – Diálogo sobre técnicas de contação de histórias e mediação de leitura para diferentes faixas etárias, com apresentação de obras literárias. Testemunhos e relatos de experiências positivas no uso da literatura infantil. Espaço para dúvidas, troca de experiências e discussões sobre o tema
Contação de Histórias – Roda de conversa com as crianças, contação/leitura de histórias dos livros de minha autoria e roda de canto com músicas de minha autoria e também de outras músicas infantis, com acompanhamento de violão.
ABRAMOVICH, Fanny. Literatura infantil – Gostosuras e bobices. São Paulo: Scipione, 2001
CAVALCANTI, Joana. Caminhos da literatura infantil e juvenil:dinâmicas e vivências na ação pedagógica. São Paulo: Paulus, 2002.
MACHADO, Ana Maria. Texturas sobre leituras e escritos. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001.
RIBEIRO, Jonas. A arte de ler e contar histórias. 5a ed. Rio de Janeiro: Conquista, 1966.
ROCHA, Ruth. Bom dia, todas as cores!. São Paulo: Quinteto Editorial, 1998.