Palestrantes > Profª. Drª. Marta Relvas
Possui graduação em Ciências Biológicas pelo Instituto de Ciências e Tecnologia Maria Thereza e licenciatura em Pedagogia pela Faculdade de Educação e Tecnologia Iracema. Doutora em Psicanálise e Doutorado em Teologia pela Faculdade de Educação Teológica de São Paulo, Doutora Honoris Causa em Educação pela Emil Brunner World University. Mestrado em Psicanálise pela Faculdade de Educação Teológica de São Paulo.Especializações em Psicopedagogia Clínica e Institucional, Neuropsicopedagogia, Neurociências Aplicadas à Educação, Neurociência Pedagógica e Clínica, Neuropsicomotricidade, Neuropsicologia Educacional, Psicobiologia, Psicanálise Clínica, Psicopatologia, Psicofarmacologia, Anatomia Humana, Fisiologia Humana, Bioética Aplicada, Didática do Ensino Superior e Psicologia Escolar, Diagnóstico e Intervenção em Dificuldades de Aprendizagem.
Formações acadêmicas complementares, com certificações em: Psicofarmacologia e Psicopatologia, Gestão da Inovação (Educare Educação Sem Fronteiras), Neurociência do Medo (Instituto de Neurociências Integradas), Neurociência das Emoções e Sentimentos (Instituto de Neurociências Integradas) e formação em Neurociência Comportamental (Saber Consciente), com título de terapeuta em Neurociência Comportamental. É membro efetiva da Sociedade Brasileira de Neurociência e Comportamento, do Conselho Regional de Biologia RJ e da Associação Brasileira de Psicopedagogia (ABPp-RJ), com a função de vice-presidente na Gestão 2023 até 2025. Membro do Comitê Editorial da Revista Psicopedagogia.Possui formação Internacional pelo Programa Aproch Study em Reggio Emília (Itália) e o título em Neurosciense pela Education Erasmus Europa (Portugal).Autora de diversas obras publicadas por editoras de renome, como Wak Editora (RJ), Qualconsoante Editora (Portugal) e Editora do Brasil (SP). Artigos científicos publicados em neurociência, educação e desenvolvimento humano.Atualmente, dedica-se à pesquisa e ao ensino de Neurociências Aplicadas à Aprendizagem Cognitiva e Emocional no Desenvolvimento Humano. Atua como docente convidada em cursos de pós-graduação nas instituições da UFRJ/IPUB, AVM Educacional, Universidade Mackenzie, Núcleo Irene Maluf (SP), Unisaúde e a Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FIC), no Paraguai.Na graduação, leciona no curso de Medicina da Universidade Estácio/IDOMED, ministrando disciplinas em Humanidades Médicas, Metodologia da Pesquisa e Extensão. No curso de Psicologia, ministra as disciplinas em Neuroanatomofisiologia e Psicofisiologia, na Universidade Estácio.Atualmente, integra o corpo docente de programas da pós-graduação de Psicopedagogia, Saúde Mental e Neuropsicopedagogia, Universidade Estácio. Possui uma trajetória acadêmica e profissional que abrange 46 anos de experiências na Educação Básica e Superior.Tem se destacado na formação de profissionais para o avanço das neurociências, das práticas pedagógicas e da bioética aplicada como referência acadêmica e científica no Brasil e no exterior.
Cérebro. Contextos, Nuances e Possibilidades.
(Editora Wak, 2018)
Neurociência e Educação – Potencialidades dos Gêneros Humanos. (Editora Wak, 2018)
Sob O Comando do Cérebro. (Editora Wak, 2018)
Neurociência e Transtornos de Aprendizagem.
(Editora Wak, 2011)
Que Cérebro É Esse que Chegou à Escola?
(Editora Wak, 2011)
Neurociência e Educação. (Editora Wak, 2009)
Objetivo: Desenvolver fundamentação técnica e científica, orientadas na anatomia e na fisiologia neural da aprendizagem; Anatomia e a Fisiologia das Funções executivas e cognitivas do sistema nervoso central; Bases neurobiológicas da Memória, Inteligência; Atenção, Concentração na aprendizagem. Sistema límbico e a Emoção versus aprendizagem; Sistemas dos sentidos biológicos versus Percepção e Aprendizagem; Organização da área da Linguagem e Pensamento na estrutura cerebral.
Carga horária: 8h
1° tema:
O que neurociência?
As contribuições da Neurociência para reconhecer dificuldades e transtornos da aprendizagem.
Diferenciar dificuldades e transtornos de aprendizagem.
2° tema:
Contribuição biológica e psíquica para potencializar o processo da leitura e escrita.
Tecido neural e os neurônios em espelho e a organização sensorial, perceptiva e consciente da leitura e escrita.
3° tema:
Bases neurobiológicas da leitura e escrita, diante os processos sensoriais e motores da leitura e escrita. E os estudos dos neurônios espelhos na estimulação cognitiva da alfabetização.
4° tema:
Transtornos da Aprendizagem no contexto da Dislexia, disortografia e disgrafia na leitura e escrita.
5° tema:
Transtorno da aprendizagem e a discalculia e o raciocínio matemático.
6° tema:
Planejamento de adequação da aprendizagem para estudantes com transtornos pedagógicas da aprendizagem, por meio das metodologias ativas e engajamento emocional.
Justificativa:
Há duas décadas ou pouco mais o ensino no Brasil vem buscando uma ruptura com os métodos e concepções tradicionais da educação, procurando colocar o estudante como o centro da aprendizagem.
No processo da Educação Contemporânea a Neurociência vem contribuindo por meio de pesquisas e evidências científicas, como o cérebro aprende e guarda saberes no cotidiano escolar na construção do conhecimento das letras e números no contexto cultural, social, emocional e biológico do funcionamento do sistema nervoso central e periférico.
O ponto de partida do encontro com os Educadores e Educadoras é reconhecer como a Neurociência pode auxiliar sobre a neurofisiologia da alfabetização e letramento no cotidiano da sala de aula.
Objetivos:
Promover o entendimento do processo da alfabetização e letramento, por meio da integração dos estudos da neurociência e a educação escolar.
Reconhecer as estruturas neurais relacionadas pelo processo biológico e psicológico da leitura e da escrita.
Identificar determinados Transtornos relacionados com as dificuldades da aprendizagem da leitura e escrita nos anos iniciais.
O que neurociência? Contribuição biológica e psíquica para potencializar o processo da alfabetização.
Bases neurobiológicas da leitura e escrita, diante os processos sensoriais e motores da leitura e escrita. E os estudos dos neurônios espelhos na estimulação cognitiva da alfabetização.
Modalidade: presencial
Carga horária: 2h20
Recursos: projetor, microfone, PC e som.
Justificativa:
Há duas décadas ou pouco mais o ensino no Brasil vem buscando uma ruptura com os métodos e concepções tradicionais da educação, procurando colocar o estudante como o centro da aprendizagem.
No processo da Educação Contemporânea a Neurociência vem contribuindo por meio de pesquisas e evidências científicas, como o cérebro aprende e guarda saberes no cotidiano escolar na construção do conhecimento das letras e números no contexto cultural, social, emocional e biológico do funcionamento do sistema nervoso central e periférico.
O ponto de partida do encontro com os Educadores e Educadoras é reconhecer como a Neurociência pode auxiliar sobre os contextos das Dificuldades e Transtornos da Aprendizagem, e melhorar as práxis pedagógicas na sala de aula para uma escola inclusiva.
Objetivos:
Promover o entendimento do processo da alfabetização e letramento, por meio da integração dos estudos da neurociência e a educação escolar.
Reconhecer as estruturas neurais relacionadas pelo processo biológico e psicológico da leitura e da escrita nas Dificuldades e Transtornos da Aprendizagem.
Identificar determinados Transtornos relacionados com as dificuldades e transtornos da aprendizagem da leitura e escrita nos anos iniciais.
Objetivo: Desenvolver fundamentação técnica e científica, orientadas na anatomia e na fisiologia neural da aprendizagem; Anatomia e a Fisiologia das Funções executivas e cognitivas do sistema nervoso central; Bases neurobiológicas da Memória, Inteligência; Atenção, Concentração na aprendizagem. Sistema límbico e a Emoção versus aprendizagem; Sistemas dos sentidos biológicos versus Percepção e Aprendizagem; Organização da área da Linguagem e Pensamento na estrutura cerebral.
Carga horária: 8h