(11 ) 9 4854-5594 

lerpensareescrever@hotmail.com

Palestrantes > Profª. Drª. Marta Relvas

PROFª. DRª. MARTA RELVAS

Possui graduação em Ciências Biológicas pelo Instituto de Ciências e Tecnologia Maria Thereza e licenciatura em Pedagogia pela Faculdade de Educação e Tecnologia Iracema. Doutora em Psicanálise e Doutorado em Teologia pela Faculdade de Educação Teológica de São Paulo, Doutora Honoris Causa em Educação pela Emil Brunner World University. Mestrado em Psicanálise pela Faculdade de Educação Teológica de São Paulo. Especializações em Psicopedagogia Clínica e Institucional, Neuropsicopedagogia, Neurociências Aplicadas à Educação, Neurociência Pedagógica e Clínica, Terapia e Prática Educacional e Ocupacional, Neuropsicomotricidade, Neuropsicologia Educacional, Psicobiologia, Psicanálise Clínica, Psicopatologia, Psicofarmacologia, Anatomia Humana, Fisiologia Humana, Bioética Aplicada, Didática do Ensino Superior e Psicologia Escolar, Diagnóstico e Intervenção em Dificuldades de Aprendizagem.

Análise do Comportamento Aplicada ao Transtorno do Espectro Autista, Psicologia (Pós-Graduação), Psicanálise Clínica (Pós-Graduação), Diagnóstico e Intervenção em Dificuldades de Aprendizagem (Pós-Graduação) e Neuroeducação com foco em Neurociência e Educação.Formações acadêmicas complementares, com certificações em: Psicofarmacologia e Psicopatologia, Gestão da Inovação (Educare Educação Sem Fronteiras), Neurociência do Medo (Instituto de Neurociências Integradas), Neurociência das Emoções e Sentimentos (Instituto de Neurociências Integradas), formação em Neurociência Comportamental (Saber Consciente), curso de formação em Psicopatologia e Psicofarmacologia, certificação internacional como Psicanalista Especialista em Ansiedade (Therapist University) e título de Sexóloga Especialista (Centro Internacional de Formação em Psicanálise e Desenvolvimento Humano). Participação nos cursos NAAP e os Recursos de Acessibilidade (RTI Educare) e FluêncIA para Educadores (Microsoft/Educare Gestão). É membro efetiva da Sociedade Brasileira de Neurociência e Comportamento, do Conselho Regional de Biologia RJ e da Associação Brasileira de Psicopedagogia (ABPp-RJ), com a função de vice-presidente na Gestão 2023 até 2025. Membro do Comitê Editorial da Revista Psicopedagogia. Possui formação internacional pelo Programa Aproch Study em Reggio Emília (Itália) e o título em Neuroscience pela Education Erasmus Europa (Portugal). Autora de diversas obras publicadas por editoras de renome, como Wak Editora (RJ), Qualconsoante Editora (Portugal) e Editora do Brasil (SP). Artigos científicos publicados em neurociência, educação e desenvolvimento humano. Atualmente, dedica-se à pesquisa e ao ensino de Neurociências Aplicadas à Aprendizagem Cognitiva e Emocional no Desenvolvimento Humano. Atua como docente convidada em cursos de pós-graduação nas instituições da UFRJ/IPUB, AVM Educacional, Universidade Mackenzie, Núcleo Irene Maluf (SP) e Unisaúde. Na graduação, leciona no curso de Medicina da Universidade Estácio/IDOMED, ministrando disciplinas em Humanidades Médicas, Metodologia da Pesquisa e Extensão. No curso de Psicologia, ministra as disciplinas em Neuroanatomofisiologia e Psicofisiologia, na Universidade Estácio. Atualmente, integra o corpo docente de programas da pós-graduação de Psicopedagogia, Saúde Mental e Neuropsicopedagogia, Universidade Estácio. Possui uma trajetória acadêmica e profissional que abrange 46 anos de experiências na Educação Básica e Superior. Tem se destacado na formação de profissionais para o avanço das neurociências, das práticas pedagógicas e da bioética aplicada como referência acadêmica e científica no Brasil e no exterior.

LIVROS

Cérebro. Contextos, Nuances e Possibilidades.
(Editora Wak, 2018)

Neurociência e Educação – Potencialidades dos Gêneros Humanos. (Editora Wak, 2018)

Sob O Comando do Cérebro. (Editora Wak, 2018)

Neurociência e Transtornos de Aprendizagem.
(Editora Wak, 2011)

Que Cérebro É Esse que Chegou à Escola?

 (Editora Wak, 2011)

Neurociência e Educação. (Editora Wak, 2009)

VÍDEOAULA

VÍDEO DE ENTREVISTA

VÍDEO DE PALESTRA

FOTOS

TEMA DE PALESTRAS / OFICINAS

Objetivo: Desenvolver fundamentação técnica e científica, orientadas na anatomia e na fisiologia neural da aprendizagem; Anatomia e a Fisiologia das Funções executivas e cognitivas do sistema nervoso central; Bases neurobiológicas da Memória, Inteligência; Atenção, Concentração na aprendizagem. Sistema límbico e a Emoção versus aprendizagem; Sistemas dos sentidos biológicos versus Percepção e Aprendizagem; Organização da área da Linguagem e Pensamento na estrutura cerebral.

MINI CURSO

Justificativa: Há duas décadas ou pouco mais o ensino no Brasil vem buscando uma ruptura com os métodos e concepções tradicionais da educação, procurando colocar o estudante como o centro da aprendizagem.
No processo da Educação Contemporânea a Neurociência vem contribuindo por meio de pesquisas e evidências científicas, como o cérebro aprende e guarda saberes no cotidiano escolar na construção do conhecimento das letras e números no contexto cultural, social, emocional e biológico do funcionamento do sistema nervoso central e periférico.
O ponto de partida do encontro com os Educadores e Educadoras é reconhecer como a Neurociência pode auxiliar sobre a neurofisiologia da alfabetização e letramento no cotidiano da sala de aula.

Objetivos: Promover o entendimento do processo da alfabetização e letramento, por meio da integração dos estudos da neurociência e a educação escolar.
Reconhecer as estruturas neurais relacionadas pelo processo biológico e psicológico da leitura e da escrita.
Identificar determinados Transtornos relacionados com as dificuldades da aprendizagem da leitura e escrita nos anos iniciais.
O que neurociência? Contribuição biológica e psíquica para potencializar o processo da alfabetização.
Bases neurobiológicas da leitura e escrita, diante os processos sensoriais e motores da leitura e escrita. E os estudos dos neurônios espelhos na estimulação cognitiva da alfabetização.

Modalidade: presencial

DEMAIS TEMAS POSSIVEIS

– Que cérebro é esse que chegou a escola?
– Neuroanatomia e aprendizagem. Relação da ciência e educação.
– Aprendizagem, emoção e afetividade.
– Neuroplasticidade Cerebral e Aprendizagem.
– Desenvolvimento do sistema nervoso e do tecido neural no processo da aprendizagem.
– Modificabilidade neural e metodologias pedagógicas para uma aprendizagem ativa.
– Cérebro, emoção e aprendizagem.
– Educação positiva e Neurociências.
– Neurociência e os conceitos de saúde e qualidade de vida e sua relação com o bem-estar, realização e resiliência.
– A saúde mental e processos de autorregulação emocional.
– Neurociência, educação cognitiva e emocional.
– Neurociência e educabilidade emocional na escola.
– Neurociência e o desenvolvimento de competências e habilidades socio emocional.
– Fundamentos da Neurociência e os pilares da Educação – Um possível diálogo.
-Fundamentos neuroanatômicos e fisiológicos do encéfalo humano e o desenvolvimento cognitivo, emocional, motor e social no contexto escolar.
-A Neurobiologia da função cerebral e a formação do cérebro e da mente humana.
– Aprendizagem e a plasticidade neural. Como o cérebro aprende e guarda saberes?
– A influência da afetividade no processo da aprendizagem cognitiva e a relação de confiança, auto estima como alicerce na formação integral da aprendizagem.
– Neurociência como ferramenta no processo da escolarização nas práticas pedagógicas.
– Decorar ou memorizar os conteúdos escolares? Uma questão de contextualização.
– Função executiva na construção da aprendizagem escolar. O que realmente o cérebro é capaz?
– “Os atrasados não existem na sala de aula” – Contribuições neurocientíficas para reconhecer o estudante que não aprende e como agir?
– Cérebro criativo, cérebro genial!
– A Criatividade como capacidade cognitiva e intencional no ambiente escolar e na sala de aula.
– A saúde emocional e cognitiva do Docente. Aprender através da escuta e da sensibilidade emocional, para poder agir frente as diversidades no ambiente escolar.
– Os gêneros e suas potencialidades na sala de aula. Conviver e respeitar a diversidade.
– Aprendizagem Híbrida, Cérebro e as Novas Tecnologias.

Redes Sociais

Contato

Jackson Nascimento

(11) 9 4854-5594 

lerpensareescrever@hotmail.com

©2025 – Gente Jovem Educacional. Todos os direitos reservados.