Palestrantes > Profª. Drª. Marta Relvas
Marta Relvas é Professora de Biologia, Neuroanatomia, Psicofisiologia. Pesquisadora na área de Neurociência Aplicada à Aprendizagem Cognitiva e Emocional no Desenvolvimento Humano. Dra.h.c em Educação. Dra e Ms. em Psicanálise, Neurocientista da Aprendizagem, Psicopedagoga, Neuropsicopedagoga, Esp em Psicologia Escolar, Especialista em Fisiologia Humana, Bioética Aplicada, Neuropsicomotricidade e Didática do Ensino Superior.
Membro Efetiva da Sociedade Brasileira de Neurociência e Comportamento, Conselho Regional de Biologia – RJ e da ABPp RJ. Tem Certificação no Program Aproch Study em Reggio Emília na Itália e Title the Education of Neuroscience – Eramus Europa, Portugal. Autora dos livros da WAk Editora, RJ, da Qualconsoante Editora, Portugal, e da Editora do Brasil, SP.
Link currículo Lattes Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1939989485598908.
Aprendizagem, emoção e afetividade.
Neuroplasticidade Cerebral e Aprendizagem.
Desenvolvimento do sistema nervoso e do tecido neural no processo da aprendizagem.
Modificabilidade neural e metodologias pedagógicas para uma aprendizagem ativa.
Cérebro, emoção e aprendizagem.
Educação positiva e Neurociências.
Neurociência e os conceitos de saúde e qualidade de vida e sua relação com o bem-estar, realização e resiliência.
A saúde mental e processos de autorregulação emocional.
Neurociência, educação cognitiva e emocional.
Neurociência e educabilidade emocional na escola.
Neurociência e o desenvolvimento de competências e habilidades socio emocional.
Objetivo: Desenvolver fundamentação técnica e científica, orientadas na anatomia e na fisiologia neural da aprendizagem; Anatomia e a Fisiologia das Funções executivas e cognitivas do sistema nervoso central; Bases neurobiológicas da Memória, Inteligência; Atenção, Concentração na aprendizagem. Sistema límbico e a Emoção versus aprendizagem; Sistemas dos sentidos biológicos versus Percepção e Aprendizagem; Organização da área da Linguagem e Pensamento na estrutura cerebral.
Carga horária: 8h
Justificativa:
Há duas décadas ou pouco mais o ensino no Brasil vem buscando uma ruptura com os métodos e concepções tradicionais da educação, procurando colocar o estudante como o centro da aprendizagem.
No processo da Educação Contemporânea a Neurociência vem contribuindo por meio de pesquisas e evidências científicas, como o cérebro aprende e guarda saberes no cotidiano escolar na construção do conhecimento das letras e números no contexto cultural, social, emocional e biológico do funcionamento do sistema nervoso central e periférico.
O ponto de partida do encontro com os Educadores e Educadoras é reconhecer como a Neurociência pode auxiliar sobre os contextos das Dificuldades e Transtornos da Aprendizagem, e melhorar as práxis pedagógicas na sala de aula para uma escola inclusiva.
Objetivos:
Promover o entendimento do processo da alfabetização e letramento, por meio da integração dos estudos da neurociência e a educação escolar.
Reconhecer as estruturas neurais relacionadas pelo processo biológico e psicológico da leitura e da escrita nas Dificuldades e Transtornos da Aprendizagem.
Identificar determinados Transtornos relacionados com as dificuldades e transtornos da aprendizagem da leitura e escrita nos anos iniciais.
Ementa:
1° tema:
O que neurociência?
As contribuições da Neurociência para reconhecer dificuldades e transtornos da aprendizagem.
Diferenciar dificuldades e transtornos de aprendizagem.
2° tema:
Contribuição biológica e psíquica para potencializar o processo da leitura e escrita.
Tecido neural e os neurônios em espelho e a organização sensorial, perceptiva e consciente da leitura e escrita.
3° tema:
Bases neurobiológicas da leitura e escrita, diante os processos sensoriais e motores da leitura e escrita. E os estudos dos neurônios espelhos na estimulação cognitiva da alfabetização.
4° tema:
Transtornos da Aprendizagem no contexto da Dislexia, disortografia e disgrafia na leitura e escrita.
5° tema:
Transtorno da aprendizagem e a discalculia e o raciocínio matemático.
6° tema:
Planejamento de adequação da aprendizagem para estudantes com transtornos pedagógicas da aprendizagem, por meio das metodologias ativas e engajamento emocional.
Justificativa:
Há duas décadas ou pouco mais o ensino no Brasil vem buscando uma ruptura com os métodos e concepções tradicionais da educação, procurando colocar o estudante como o centro da aprendizagem.
No processo da Educação Contemporânea a Neurociência vem contribuindo por meio de pesquisas e evidências científicas, como o cérebro aprende e guarda saberes no cotidiano escolar na construção do conhecimento das letras e números no contexto cultural, social, emocional e biológico do funcionamento do sistema nervoso central e periférico.
O ponto de partida do encontro com os Educadores e Educadoras é reconhecer como a Neurociência pode auxiliar sobre a neurofisiologia da alfabetização e letramento no cotidiano da sala de aula.
Objetivos:
Promover o entendimento do processo da alfabetização e letramento, por meio da integração dos estudos da neurociência e a educação escolar.
Reconhecer as estruturas neurais relacionadas pelo processo biológico e psicológico da leitura e da escrita.
Identificar determinados Transtornos relacionados com as dificuldades da aprendizagem da leitura e escrita nos anos iniciais.
Ementa:
O que neurociência? Contribuição biologica e psíquica para potencializar o processo da alfabetização.
Bases neurobiológicas da leitura e escrita, diante os processos sensoriais e motores da leitura e escrita. E os estudos dos neurônios espelhos na estimulação cognitiva da alfabetização.
Modalidade: presencial
Carga horária: 2h20
Recursos: projetor, microfone, PC e som.
Profa. Marta Relvas.
Fundamentos neuroanatômicos e fisiológicos do encéfalo humano e o desenvolvimento cognitivo, emocional, motor e social no contexto escolar.
A Neurobiologia da função cerebral e a formação do cérebro e da mente humana.
Aprendizagem e a plasticidade neural. Como o cérebro aprende e guarda saberes?
A influência da afetividade no processo da aprendizagem cognitiva e a relação de confiança, auto estima como alicerce na formação integral da aprendizagem.
Neurociência como ferramenta no processo da escolarização nas práticas pedagógicas.
Decorar ou memorizar os conteúdos escolares? Uma questão de contextualização.
Função executiva na construção da aprendizagem escolar. O que realmente o cérebro é capaz?
“Os atrasados não existem na sala de aula” – Contribuições neurocientíficas para reconhecer o estudante que não aprende e como agir?
Cérebro criativo, cérebro genial!
A Criatividade como capacidade cognitiva e intencional no ambiente escolar e na sala de aula.
A saúde emocional e cognitiva do Docente. Aprender através da escuta e da sensibilidade emocional, para poder agir frente as diversidades no ambiente escolar.
Os gêneros e suas potencialidades na sala de aula. Conviver e respeitar a diversidade.
Aprendizagem Híbrida, Cérebro e as Novas Tecnologias.