Palestrantes > Prof. Paulo Roberto Padilha
Doutor e mestre em Educação pela FE-USP. Diretor Pedagógico e palestrante do Instituto Paulo Freire, além de Coordenador Geral da EaD Freiriana/Unifreire. É pedagogo, músico e bacharel em ciências contábeis. Autor dos livros: Planejamento dialógico (Cortez, 2001; 2017), Currículo Intertranscultural (2004) e Educar em Todos os Cantos (2007; 2012). Palestrante nacional e internacional desde 2000. Principais temas tratados: Currículo e planejamento Educacional, Educação Integral, Elaboração do projeto eco-político-pedagógico da escola, docência na perspecrtiva freiriana, Educação e Cultura, Educação em Direitos Humanos, Educação Cidadã e cidadania planetária,entre outros.
Padilha, Paulo Roberto
Currículo Intertranscultural: novos itinerários para a educação
Este livro apresenta uma ampla releitura do movimento da escola cidadã, enfatizando a necessidade de se superar a visão monocultural do currículo e de entendê-lo em sua multirreferencialidade. O neologismo ‘intertranscultural’, criado para apontar um novo modelo de se compreender o currículo.
São Paulo, Cortez/IPF, 2004.
Padilha, Paulo Roberto
Educar em todos os cantos: por uma educação intertranscultural
É este o espírito deste livro: juntar experiências, recuperar trajetórias, fundamentar a prática, criar espaços de conhecimento artístico, educacional, humano, e incentivar que as pessoas, ao lê lo, façam o mesmo. Nele, trabalha-se a íntima relação entre a música e educação. A obra vem acompanhada de um CD com 10 composições musicais e quaro paródias de famosas canções, verdadeiros “hinos da MPB”.
São Paulo, Cortez, 2007; Ed,L, 2012.
Padilha, Paulo Roberto
Planejamento dialógico: como construir o projeto político-pedagógico da escola.
Este livro mostra que na educação o planejamento não pode ser dissociado da construção do projeto político-pedagógico. Uma escola que não consegue se decidir por um projeto educacional caminha sem direção e tem poucas chances de contribuir para a formação cidadã e para o pleno desenvolvimento das atuais e futuras gerações. O planejamento em educação só faz sentido quando elaborado a partir das relações mais fundamentais da escola, as relações da sala de aula, que Padilha chama de “Círculo de Cultura”, utilizando a expressão de Freire. “Aula” tornou-se, há muito tempo, uma palavra estreita, pobre, para caracterizar a complexa atividade que se dá na escola. Paulo Freire, ao falar em “Círculo de Cultura”, já havia percebido isso há 50 anos. O autor deste livro foi muito feliz ao retomar essa noção fundante da pedagogia freiriana, associando-a ao planejamento dialógico, tema tão necessário à formação e à atuação dos atuais e futuros educadores e educadoras.
São Paulo, Cortez/IPF, 2001; 9a e., Cortez, 2017.
Padilha, Paulo Roberto & ANTUNES, Ângela Biz.
Educação Cidadã, Educação Integral.
Este livro nos convida a refletir sobre os fundamentos e práticas de uma Educação Integral, quando se busca trabalhar na perspectiva da Educação Cidadã. Os autores sugerem mudanças nas práticas educativas atuais e apresentam sugestões de como fazê-lo, o que inclui ações no âmbito das unidades educacionais e de outros espaços da comunidade que são potencialmente educativos. Em diálogo com o que de mais atual acontece na educação brasileira, os autores defendem o resgate do sentido do trabalho docente na era da informação e propõem que a escola se transforme em gestora social do conhecimento que se constrói na comunidade e no âmbito da municipalidade.São Paulo, Ed,L, 2010.
Cada palestra, oficina ou círculo de cultura, promove o diálogo comunicativo e interativo em torno do tema proposto, mas sempre conectando-o à vida cotidiana e às experiências dos(as) participantes.
Ao longo do encontro são apresentadas algumas músicas, poemas, paródias musicais e outras atividades que, além de dinamizar o trabalho, mobizam a emoção, a sensibilidade e a racionalidade humana, visando à superação de dicotomias, tais como emoção-razão, corporeidade-espiritualidade, arte-ciência, estética-ética, educação-política, saber popular-saber científico, entre outras.
Este itinerário educacional e metodológico abre caminho para aprendizagens mais curiosas, significativas e prazerosas, oportunizando aprofundamentos prático-teóricos, individuais e coletivos.
Abaixo, temas, objetivos e principais abordagens das palestras, das oficinas ou dos círculos de culturas, entre outras possíveis, sob a demanda.
Objetivos: Analisar como estimular a relação Escola-Família-Comunidade, para que as aprendizagens discentes, docentes e comunitárias, sejam mais significativas para todos, sobretudo, na vida dos(as) estudantes
Principais abordagens:
Objetivos: Educar a sensibilidade e impregnar de sentidos a prática educativa: este é o objetivo deste diálogo, que visa à formação docente integral, na perspectiva da educação criativa, cidadã e transformadora.
Principais abordagens:
• O que é educar a sensibilidade;
• Aprender com sentido e com significado: necessidades atuais;
• Escola criativa, alegre, curiosa e aprendente – como assim?
Objetivos: Refletir sobre as principais características da BNCC, como ela pode impactar o currículo da escola e quais os desafios e os cuidados que as redes de ensino e as unidades educacionais devem ter na sua implementação.
Principais abordagens::
Objetivos: estudar como fazer a Reorientação Curricular da escola ou da rede de ensino (Educ. Infantil e Ensino Fundamental), os seus fundamentos, a partir da BNCC, das relações humanas e das experiências do-discentes.
Principais abordagens:
Objetivos: Apresentar as características, fundamentos e práticas da Escola Cidadã, da Educação Integral e Integradora. Além disso, conhecer o processo de implementação, implantação e avaliação destas experiências.
Principais abordagens:
Apresentar e refletir sobre práticas inovadoras na escola, visando a relações humanas mais íntegras, éticas e integradoras no contexto escolar.
Principais abordagens::
Música e educação, ética e estética, arte e cultura na escola.
Objetivos: Compreender que a educação acontece dentro e fora da escola e que seu ponto de partida são as relações humanas entre pessoas que convivem, respeitam e valorizam as diferenças e as semelhanças culturias.
Principais abordagens:
Objetivos: Estudar como elaborar o projeto (eco)-político-pedagógico (PEPP) da unidade escolar, numa perspectiva dialógica, participativa, criativa e prazerosa, em diálogo com o currículo escolar e com a BNCC
Principais abordagens:
Objetivos: Mostrar como trabalhar com metodologias e aprendizagens ativas na atualidade e como os “Círculos de Cultura”, como teoria e prática, contribuem e são fundamentais nessa direção.
Principais abordagens:
Objetivos: Educar, no mundo e na sociedade atual, exige o respeito, a convivência e valorização da diversidade humana, além dos cuidados com todas as formas de vida do planeta, visando à vida sustentável de qualidade.
Principais abordagens:
Objetivos: Estudar as características da formação docente atual, compreender os principais desafios, dificuldades e possibilidades, e apontar caminhos possíveis na atual conjuntura nacional e internacional.
Principais abordagens:
• Como enfrentar a crise de valores e os retrocessos atuais da educação?
• Características da conjuntura nacional e internacional: o que podemos fazer?
• Principais desafios da formação docente no Brasil atual