(11 ) 9 4854-5594 

lerpensareescrever@hotmail.com

Palestrantes > Prof. Paulo Roberto Padilha

PROF. PAULO ROBERTO PADILHA

Doutor e mestre em Educação pela FE-USP. Diretor Pedagógico e palestrante do Instituto Paulo Freire, além de Coordenador Geral da EaD Freiriana/Unifreire. É pedagogo, músico e bacharel em ciências contábeis. Autor dos livros: Planejamento dialógico (Cortez, 2001; 2017), Currículo Intertranscultural (2004) e Educar em Todos os Cantos (2007; 2012). Palestrante nacional e internacional desde 2000. Principais temas tratados: Currículo e planejamento Educacional, Educação Integral, Elaboração do projeto eco-político-pedagógico da escola, docência na perspecrtiva freiriana, Educação e Cultura, Educação em Direitos Humanos, Educação Cidadã e cidadania planetária,entre outros.

VÍDEOS DE ENTREVISTAS E PALESTRAS

TEASER DO CURSO PLANEJAR SEM MISTÉRIOS

TRECHO DE VIDEOAULA – EAD FREIRIANA

JORNADA PEDAGÓGICA – PARTE 1 –RPTV -NATAL-RN

VÍDEO COMO ÂNCORA DA iPF.Tv

FOTOS

ALGUMAS OBRAS

Padilha, Paulo Roberto
Currículo Intertranscultural: novos itinerários para a educação

Este livro apresenta uma ampla releitura do movimento da escola cidadã, enfatizando a necessidade de se superar a visão monocultural do currículo e de entendê-lo em sua multirreferencialidade. O neologismo ‘intertranscultural’, criado para apontar um novo modelo de se compreender o currículo.
São Paulo, Cortez/IPF, 2004.

Padilha, Paulo Roberto
Educar em todos os cantos: por uma educação intertranscultural

É este o espírito deste livro: juntar experiências, recuperar trajetórias, fundamentar a prática, criar espaços de conhecimento artístico, educacional, humano, e incentivar que as pessoas, ao lê lo, façam o mesmo. Nele, trabalha-se a íntima relação entre a música e educação. A obra vem acompanhada de um CD com 10 composições musicais e quaro paródias de famosas canções, verdadeiros “hinos da MPB”.
São Paulo, Cortez, 2007; Ed,L, 2012.

Padilha, Paulo Roberto
Planejamento dialógico: como construir o projeto político-pedagógico da escola.

Este livro mostra que na educação o planejamento não pode ser dissociado da construção do projeto político-pedagógico. Uma escola que não consegue se decidir por um projeto educacional caminha sem direção e tem poucas chances de contribuir para a formação cidadã e para o pleno desenvolvimento das atuais e futuras gerações. O planejamento em educação só faz sentido quando elaborado a partir das relações mais fundamentais da escola, as relações da sala de aula, que Padilha chama de “Círculo de Cultura”, utilizando a expressão de Freire. “Aula” tornou-se, há muito tempo, uma palavra estreita, pobre, para caracterizar a complexa atividade que se dá na escola. Paulo Freire, ao falar em “Círculo de Cultura”, já havia percebido isso há 50 anos. O autor deste livro foi muito feliz ao retomar essa noção fundante da pedagogia freiriana, associando-a ao planejamento dialógico, tema tão necessário à formação e à atuação dos atuais e futuros educadores e educadoras.
São Paulo, Cortez/IPF, 2001; 9a e., Cortez, 2017.

Padilha, Paulo Roberto & ANTUNES, Ângela Biz.
Educação Cidadã, Educação Integral.

Este livro nos convida a refletir sobre os fundamentos e práticas de uma Educação Integral, quando se busca trabalhar na perspectiva da Educação Cidadã. Os autores sugerem mudanças nas práticas educativas atuais e apresentam sugestões de como fazê-lo, o que inclui ações no âmbito das unidades educacionais e de outros espaços da comunidade que são potencialmente educativos. Em diálogo com o que de mais atual acontece na educação brasileira, os autores defendem o resgate do sentido do trabalho docente na era da informação e propõem que a escola se transforme em gestora social do conhecimento que se constrói na comunidade e no âmbito da municipalidade.São Paulo, Ed,L, 2010.

PALESTRAS/OFICINAS - CÍRCULOS DE CULTURA

Cada palestra, oficina ou círculo de cultura, promove o diálogo comunicativo e interativo em torno do tema proposto, mas sempre conectando-o à vida cotidiana e às experiências dos(as) participantes. Ao longo do encontro são apresentadas algumas músicas, poemas, paródias musicais e outras atividades que, além de dinamizar o trabalho, mobizam a emoção, a sensibilidade e a racionalidade humana, visando à superação de dicotomias, tais como emoção-razão, corporeidade-espiritualidade, arte-ciência, estética-ética, educação-política, saber popular-saber científico, entre outras.

Este itinerário educacional e metodológico abre caminho para aprendizagens mais curiosas, significativas e prazerosas, oportunizando aprofundamentos prático-teóricos, individuais e coletivos. Abaixo, temas, objetivos e principais abordagens das palestras, das oficinas ou
dos círculos de culturas, entre outras possíveis, sob a demanda.

Objetivos: Analisar como estimular a relação Escola Família-Comunidade, para que as aprendizagens discentes, docentes e comunitárias, sejam mais significativas para todos, sobretudo, na vida dos(as) estudantes

Principais abordagens:

  • Escola como principal espaço de encontro com a família-comunidade;
  • Como superar o preconceito e a discriminação;
  • Participação popular e comunitária na escola: práticas concretas.

ARTE E EDUCAÇÃO: EIS A QUESTÃO 

Objetivos: Educar a sensibilidade e impregnar de sentidos a prática educativa: este é o objetivo deste diálogo, que visa à formação docente integral, na perspectiva da educação criativa, cidadã e transformadora.

Principais abordagens

  • O que é educar a sensibilidade;
  • Aprender com sentido e com significado: necessidades atuais;
  • Escola criativa, alegre, curiosa e aprendente – como assim?

Objetivos: Analisar como estimular a relação Escola Família-Comunidade, para que as aprendizagens discentes, docentes e comunitárias, sejam mais significativas para todos, sobretudo, na vida dos(as) estudantes

Principais abordagens:

  • Escola como principal espaço de encontro com a família-comunidade;
  • Como superar o preconceito e a discriminação;
  • Participação popular e comunitária na escola: práticas concretas.

ARTE E EDUCAÇÃO: EIS A QUESTÃO 

Objetivos: Educar a sensibilidade e impregnar de sentidos a prática educativa: este é o objetivo deste diálogo, que visa à formação docente integral, na perspectiva da educação criativa, cidadã e transformadora.

Principais abordagens

  • O que é educar a sensibilidade;
  • Aprender com sentido e com significado: necessidades atuais;
  • Escola criativa, alegre, curiosa e aprendente – como assim?

Redes Sociais

Contato

Jackson Nascimento

(11) 9 4854-5594 

lerpensareescrever@hotmail.com

©2025 – Gente Jovem Educacional. Todos os direitos reservados.