(11 ) 9 4854-5594

lerpensareescrever@hotmail.com

Palestrantes > Prof. Simão de Miranda

PROF. SIMÃO DE MIRANDA

É Pós-Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Brasília, com pesquisa sobre Criatividade e Subjetividade na Formação de Professores, Doutor em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, na área do Desenvolvimento Humano no Contexto Sócio-Cultural, obtido no Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília, com Tese sobre a Construção da Autoestima da Criança em Início de Escolarização; Mestre em Educação, na área de Formação e Trabalho Pedagógico, obtido na Faculdade de Educação da Universidade de Brasília, com Dissertação sobre O Jogo Infantil como Recurso Pedagógico; é graduado em Educação Artística pela Faculdade de Artes da Fundação Brasileira de Teatro; é especialista em Didática do Ensino Superior pela Universidade Católica de Brasília. 

É professor na Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, foi professor titular e Coordenador dos TCC do Curso de Pedagogia das Faculdades JK/Anhanguera Educacional e de Pós-Graduação no Instituto Saber em Brasília. Tem como áreas de interesse, em uma interface Educação/Psicologia, a formação docente, ludicidade e educação, práticas pedagógicas, estratégias didáticas criativas e Literatura para Crianças. Trabalhou com formação de professores em Rio Grande do Sul, Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraná, Piauí, Tocantins, Rio Grande do Norte, Santa Catarina, São Paulo, assim como na Argentina, Cuba, Portugal e São Tomé e Príncipe, onde planejou e formou professores para implantação de Programa de Educação Não-Formal para o país. Tem 60 livros publicados nas áreas da educação e literatura para crianças por varias editoras brasileiras. Tem três obras traduzidas, é Cidadão Honorário de Brasília, é Coordenador e professor da Pós-Graduação em Educação Infantil na Perspectiva Histórico-Cultural pelo Instituto Saber em Brasília-DF, professor na pós-graduação em Neurociências, Educação e Educação Infantil da PUCRS.

TEMAS/OFICINAS

PALESTRA MOTIVACIONAL PARA AMBIENTES CORPORATIVOS

Uma conversa emocionante e amorosa, inspirada na vida do autor, uma criança nascida no sertão nordestino que nascera com todos as profecias autorrealizadoras do fracasso, cercada por vulnerabilidades sociais, condenada a reproduzir a história de pobreza e de exclusões da família. Mas que, por meio do ensino público, derrotou todos os obstáculos para tornar-se pós-doutor em educação, doutor em psicologia, autor premiado com quase 80 livros publicados no Brasil e no exterior, professor celebrado e palestrante internacional de sucesso.

Neste papo emocionante e bem-humorado conversaremos sobre o ser professor, ser professora e como isso afeta nossa identidade e motivação docente; levarei um convite gentil e amoroso para, sem renunciarmos às lutas, celebrarmos juntos a arte, a ciência e a “boniteza” do ato de educar. Um elixir de alto-astral!

Público: professores(as) em todos os níveis, etapas e modalidades.

Neste divertido encontro-brinquedo, apresentarei jogos e brincadeiras super legais para tornar a aprendizagem mais divertida e engajar os seus estudantes no estudo dos conteúdos curriculares. Este encontro será pura diversão!

Público: professores(as) a partir dos Anos Iniciais

Neste encontro incrível, falarei sobre como a educação tem o poder de mudar vidas e como professores e professoras são as chaves para criar uma escola inesquecível, que ensine os estudantes a combater as injustiças e a construir conhecimentos relevantes. É um convite carinhoso para celebrarmos com orgulho: “Tenho orgulho de ser professor, sinto-me honrada em ser professora!” Recomendo levar lenços!

Público: Professores(as) em todos os níveis, etapas e modalidades.

Neste encontro discutirei a Pedagogia Histórico-Crítica desde a Pré-Escola ao Ensino Fundamental; abordarei as funções da escola em uma sociedade marcada pelas desigualdades e como podemos adotar práticas de ensino que incentivem a reflexão crítica e a transformação social. Este encontro é um conclame vigoroso à educação crítica!

Público: Professores(as) na Pré-Escola e Ensino Fundamental.

Este encontro explorarei a dimensão didática da Pedagogia Histórico-Crítica, apresentarei possíveis passo-a-passos e exemplos reais de Sequências Didáticas para a Pré-Escola e o Ensino Fundamental. Este encontro é uma oportunidade de ouro para aprender a articular suas aulas com uma pedagogia transformadora e libertadora!

Público: Professores(as) na Pré-Escola e Ensino Fundamental.

Neste encontro, vamos conversar sobre como o brincar pode ser uma ferramenta incrível para as crianças aprenderem e se desenvolverem na Educação Infantil e nos Anos Iniciais. Vou mostrar como as brincadeiras ativam diferentes aspectos do desenvolvimento infantil que são importantes para a vida e para a escola. Além disso, vou sugerir jogos, brinquedos e atividades que se encaixam nessa perspectiva de educação, à luz da Teoria Histórico-Cultural. Prepare-se para libertar a criança que lhe habita!

Público: professores(as) na Educação Infantil e Anos Iniciais

Em um mundo cada vez mais interconectado e diversificado, a busca por uma educação que promova a igualdade e combata o racismo torna-se imperativa. Neste encontro envolvente e esclarecedora, exploraremos os fundamentos da educação antirracista como uma ferramenta crucial para a construção de sociedades mais justas e inclusivas.

Público: professores, gestores, coordenadores e pessoal de apoio.

Redes Sociais

Contato

Jackson Nascimento

(11) 9 4854-5594 

lerpensareescrever@hotmail.com

©2025 – Gente Jovem Educacional. Todos os direitos reservados.