Palestrantes > Severino Antônio
Escritor, Doutor pela UNICAMP, Severino Antônio, há mais de 50 anos, se dedica à Educação – ao ensino de Redação e Leitura, Filosofia da Educação, Literatura, Estética e Filosofia da Arte, além de trabalhar com formação e aprimoramento de Educadores, e em encontros com famílias e comunidades.
Tem escrito diversos livros – ensaios, contos, poemas, histórias para crianças.
Conselheiro do Instituto ALANA, no programa Criança e Consumo. Conselheiro do Instituto RUBEM ALVES.
Foi o orador principal na tarde dedicada ao tema “O Futuro da Educação no Brasil”, na BRAZIL CONFERENCE AT HARVARD & MIT, em Boston (EUA).
Participou, como especialista, do filme-documentário e da série “O COMEÇO DA VIDA”, dirigidos por Estela Renner.
Palestrante do CICLO EDUCAR HOJE, SESC-SP., A IMPORTÂNCIA DA ESCUTA, em várias unidades de São Paulo capital e do interior.
Participou do CAFÉ FILOSÓFICO, da TV Cultura/ Instituto CPFL, com o tema Brincar Livre, junto de Renata Meirelles.
Com Katia Tavares, trabalha em uma nova escuta da infância, com imagens poéticas e as indagações filosóficas das crianças, que pertencem às fontes da arte, da literatura e da filosofia. Juntos, também respondem pela proposta pedagógica do projeto ESCOLA DOS RIOS.
Mãe de três filhos, avó da Helena, do Arthur, do Lucas, casada há mais de 40 anos com Severino Antônio. Mestre em Educação, Assistente Social, Pedagoga, Psicopedagoga, escritora e especialista em Desenvolvimento Cognitivo e Aprendizagem Mediada (ICELP – Centro Internacional de Desenvolvimento do Potencial de Aprendizagem – Reuven Feuerstein), formação em Pedagogia Waldorf e Aconselhamento Biográfico.
Por muitos anos foi coordenadora de Ensino Fundamental II, professora no Fundamental I e II. Assessora e Psicopedagoga na Educação Infantil. Docente no Ensino Superior, faculdade de Pedagogia e em pós-graduação de Psicopedagogia.
Hoje, trabalha como Aconselhadora Biográfica, Psicopedagoga, participa de um grupo de terapeutas que atendem crianças em situação de acolhimento (abrigos municipais ou filantrópicos), e também dirige a TESSITURAS assessoria e consultoria em educação, ministra palestras, cursos e oficinas sobre educação e desenvolvimento humano.
Autora de Passos nos céus dos dias (Tessituras) e, com Severino Antônio, de: O voo dos que ensinam e aprendem(Passarinho); A Poética da Infância-conversas com quem educa crianças(Passarinho); Uma Pedagogia Poética para as crianças(Tessituras); No reino dos bichinhos (Passarinho); O Quase (Tessituras); Lin Lun e o Quintal de Estrelas (Tessituras); A Arte dos filhotes (Tessituras); A Intérprete e o inesperável (Tessituras); João (Tessituras).
ARTE EM NOITES DE VAGALUMES
Três livros em um livro. Uma história, em que a personagem escreve um livro sobre a arte concebida como necessidade humana vital. Um conjunto de pequenas teses, constelarmente interligadas. Mosaicos de citações de muitos artistas e pensadores. Arte, recriação de sentido, reencantamento do mundo – contra todas as devastações.
O VOO DOS QUE ENSINAM E APRENDEM: UMA ESCUTA POÉTICA
Este livro é uma antologia de textos novos e antigos, organizado de modo constelar, em três conjuntos: educar, educar-se; educar a sensibilidade, educar a inteligência; convivência criadora. São considerações teóricas e experiências vividas em décadas de trabalho no chão e no céu da escola – fazeres cotidianos, encontros humanos, e também descobrimentos e criações, ideais e esperanças – que tornam visível uma escuta poética do ensinar e do aprender, do educar a sensibilidade e a inteligência.
A POÉTICA DA INFÂNCIA: CONVERSAS COM QUEM EDUCA AS CRIANÇAS
Como escutar criadoramente as crianças? Como acolher e preservar sua inteligência, sua sensibilidade, sua imaginação?
Escrita em linguagem simples e poética, com leveza e profundidade, a obra traz reflexões, exemplos e sugestões para aprimorar nossa escuta e nossos diálogos com as crianças, a partir do reconhecimento de dimensões primordiais da infância: animismo, empatia, pensar por imagens, perguntas, histórias, brincar livremente, vivência com a natureza.
UMA NOVA ESCUTA POÉTICA DA EDUCAÇÃO E DO CONHECIMENTO
Escrito de modo constelar, este livro faz considerações sobre uma nova escuta poética da educação e do conhecimento. Em diálogos com múltiplas vozes, assinala algumas chaves interpretativas. Dentre elas, o primado do contexto e do concreto, da interação e da interdependência; a educação poética da inteligência e da sensibilidade; o pensar por imagens, a empatia e novos processos de raciocínio; a tessitura inter e transdisciplinar; a religação da subjetividade e objetividade; poetizar o pedagógico; a imagem do mundo como texto e da existência humana como poema; uma ética-estética da irmandade de todas as coisas.
UMA PEDAGOGIA POÉTICA PARA AS CRIANÇA
Este livro está organizado em três partes. Na primeira, “Uma pedagogia poética”, são feitas considerações sobre a educação da infância, com propostas de experiências criativas, acompanhadas de textos de crianças. A segunda parte, “Poetizar o pedagógico no cotidiano da escola”, é uma constelação de textos poeticamente escritos, a partir do dia a dia da vida escolar. A terceira parte, “Pequenos poetas, pequenos filósofos”, traz um conjunto de poemas criados a partir das falas de crianças, em diálogos e tessituras com vozes infantis.
SEVERINO ANTÔNIO
Nestes dias de vertiginoso excesso de informações – muitas vezes confusas, desconexas e dispersivas—professores são mais necessários do que em qualquer outra época, como interlocutores e intérpretes dos alunos, para cultivar o desejo de aprender e a alegria de pensar; como mentores e estrategistas, para organizar atividades de aprendizagens, e experiências de autoria e criação de sentido. Professores reconhecidos como autores de conhecimento, de diálogos e de modos de ensinar.
Considerações sobre o ensinar-aprender, ciência e arte ao mesmo tempo. Sugestões de diferentes processos lógico-expositivos e dialógicos, para a elaboração de aulas por método constelar.
Educação do presente e do futuro: educar para a criação, para a convivência, para a incerteza e a complexidade.
SEVERINO ANTÔNIO
A importância primordial de cultivar o gosto de ler. A leitura como atividade viva, de conhecimento e autoconhecimento, como exercício de pensar, sentir e expressar a vida. O leitor como co-autor, que descobre e recria sentidos.
Sugestões para despertar e desenvolver a leitura sensível e lúcida, criativa e crítica.
A necessidade de aprimorar a capacidade de interpretação: a hermenêutica dos múltiplos sentidos das obras literárias e artísticas. A literatura como necessidade vital, mas que precisa ser desejada e reconhecida.
A leitura literária como cura, mais do que como diagnóstico.
KATIA TAVARES
SEVERINO ANTÔNIO
Um diálogo entre educadores, sobre a necessidade fundamental de desenvolvermos uma escuta sensível da infância, com o reconhecimento de sua poética, em especial o pensar por imagens, o animismo, as perguntas filosóficas, o brincar livremente -fazer de novo, fazer de conta- e o aprender com e na natureza.
Considerações teóricas, exemplos e sugestões de experiências de educação da sensibilidade, da inteligência e da capacidade criativa, na dimensão do ensinar-aprender e do aprender-ensinar no chão e no céu da escola.
Como escutar criadoramente as crianças? Como acolher e preservar sua inteligência, sua sensibilidade, sua imaginação?
KATIA TAVARES
SEVERINO ANTÔNIO
O fazer de novo, a educação da vontade e a confiança no mundo. O fazer de conta e a atividade mimética, o pensar por imagem e a capacidade heurística.
O brincar livre como micro-cosmos dos aprendizados da infância: experiências de alegria, conhecimento, interação, diálogo, motricidade, terapia, inventividade, arte e poesia.
A necessária proteção contra as graves ameaças do excesso de telas e da publicidade dirigida para crianças.
A proposta de desemparedamento da educação, das escolas, da infância: crianças entre crianças, brincando livremente, com e na natureza.
Uma necessidade primordial para a vida presente e a vida futura: Educar Criadoramente a Sensibilidade, a Inteligência e a Imaginação.
Katia Tavares e Severino Antônio